quarta-feira, 20 outubro 2021 14:20

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal do Funchal

 

Em quase tudo na vida, há sempre um antes e um depois. É do senso comum que no passado não podemos mexer, mas ser capaz de preparar melhor o nosso futuro coletivo é um imperativo de quem assume responsabilidades públicas.

Acredito firmemente que o que distingue as lideranças é a capacidade de planear, realizar e mobilizar. É com essa convicção que trabalharemos para garantir que o Funchal seja uma cidade à frente do seu tempo.

Uma cidade competitiva, empreendedora, com um comércio pujante, que aposte na ciência, nas tecnologias e na inovação como estratégia para se diferenciar, criando emprego qualificado e diferenciado que permita reter talento.

Uma cidade que acarinhe a enorme capacidade criadora da juventude, concedendo-lhe condições, espaços e apoios que lhes garantirá um futuro próspero.

Uma cidade que não esqueça os seus seniores, com a promoção de políticas concretas de envelhecimento saudável, com expressão na qualidade de vida e no combate à solidão. Uma cidade onde a economia da longevidade possa contribuir para a criação de riqueza e empregos.

Uma cidade mais inclusiva, capaz de trabalhar em rede para reabilitar os cidadãos sem abrigo, e combater toda e qualquer forma de racismo, de xenofobia, de homofobia e de violência.

Uma cidade que estimule a criação cultural e artística, que apoie e valorize os agentes culturais, que desenvolva sinergias e ajude a alavancar outras dimensões da vida dos munícipes, como o lazer, o ócio e a recreação.

Uma cidade onde as políticas de habitação estejam no topo das prioridades, com a garantia de um lar digno, com rendas a custos controlados e com estímulos à reabilitação urbana, como forma de recuperar o património edificado e de atrair novos investimentos e habitantes.

Uma cidade que direcione os apoios sociais para a população mais carenciada, nomeadamente para os reformados e os trabalhadores com baixos rendimentos.

Uma cidade com soluções mais eficientes e ambientalmente sustentáveis para melhorar a mobilidade, com incentivos à aquisição de veículos menos poluentes e ao uso da rede de transportes públicos, mas que terá de incrementar a oferta de estacionamentos rotativos e apresentar soluções alternativas aos pontos mais caóticos de circulação rodoviária.

Uma cidade que não esquece a defesa e a proteção dos animais, que seja amiga do ambiente e que tenha novamente os seus jardins públicos premiados internacionalmente.

Uma cidade com condições atlânticas singulares, que implemente e melhor aproveite a atratividade turística. Um turismo que acrescente valor ao Funchal e que não o descaracterize.

Esta é a cidade que todos queremos viver.

É para esta cidade que empenharemos todos os nossos esforços e competências.

Ajude-nos a trilhar este percurso e contribua através de uma cidadania ativa e responsável para o Funchal com que todos ambicionamos.

 

Pedro Calado