quinta-feira, 25 novembro 2021 09:45

Câmara Municipal do Funchal assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

«A Câmara Municipal do Funchal continuará a desenvolver políticas de inclusão e acessibilidade cultural com vista a melhorar o acesso das pessoas com deficiência aos edifícios municipais e a eventos, numa lógica de democratização da cultura».

Uma garantia dada por Pedro Calado, que pretende um concelho apto para acolher todos os cidadãos, reforçando desta forma o reconhecimento da capacidade do Funchal em ser uma cidade de inclusão e coesão social.

A 3 de novembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os serviços municipais apresentarão no foyer do Teatro as novas maquetes tridimensionais táteis, adquiridas pela Câmara Municipal do Funchal, no âmbito da candidatura Turismo Acessível do Turismo de Portugal.

Estas maquetes serão um recurso para a captação de informações que auxiliam os cegos, ambliopes e o público em geral, a compreender melhor estes espaços ao nível da sua arquitetura exterior e interior.

Nesse mesmo dia, acontecerá um concerto no Teatro Municipal Baltazar Dias, com audiodescrição e língua gestual portuguesa.

Este concerto é o primeiro promovido no Funchal, no âmbito da Rede de Programação Acessível, financiado pela Fundação La Caixa, com a coordenação da Acesso Cultura.

“Mama”, de Yara Gutkin, é uma viagem por canções, que vão desde o mais tradicional até o mais atual, tratadas de forma única e variada, e escritas num tom intervencionista, que reclama o papel da mulher na contemporaneidade. Yara Gutkin é uma artista portuguesa multifacetada e obteve o 1º prémio no concurso Global Youth Music Contest, promovido pela ONU.