sexta-feira, 29 outubro 2021 14:22

Entrega dos prémios de igualdade de género

A Câmara Municipal do Funchal assinalou o Dia Municipal para a Igualdade através de uma semana de actividades que culminou, nesta sexta-feira, com a divulgação dos trabalhos vencedores de 2021, referentes à 6. ª edição do concurso de vídeo –‘Caminhando para a Igualdade’ e à 7 ª edição do Prémio Municipal Maria Aurora.

A cerimónia decorreu hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal e contou com a presença da vereadora Margarida Pocinho.

Margarida Pocinho disse ser um dia importante, contudo, entende que não deveria ser assinalável. A vereadora considera que a igualdade de género deveria ser encarada com muita naturalidade porque «somos todos pessoas, sejamos nós do sexo feminino ou do sexo masculino ou de outras orientações sexuais».

«O sexo é fisiológico e é diferente e é para ser respeitado. O género é cultural e ao assumir um determinado género aí é que se colocam os problemas. Nós muitas vezes não aceitamos que uma pessoa tenha um género, uma identidade que não é aquela que a sociedade espera e, portanto, esta questão da igualdade de género seja ela mais fisiológica ou cultural é uma questão muito importante que deve ser respeitada», refere, alertando para as consequências negativas da igualdade de género.

A vereadora acredita que um dia a sociedade não vai precisar de lembrar constantemente a igualdade de género e, principalmente, a igualdade de oportunidades, é uma questão a respeitar.

«Nós temos na nossa sociedade mundial, a maioria dos cargos ocupado pelo género masculino. Ainda há um percurso a fazer para todos desejarmos a igualdade de oportunidades. Mas estou convicta que mesmo com as nossas diferenças, ambos podemos contruir um mundo melhor», refere.

A 7.ª edição do Prémio Municipal Igualdade de Género Maria Aurora teve dois vencedores sendo o cheque de 3 mil euros repartido pelos dois. O conto “o Poço”- da autoria de Jéssica Sousa Ornelas e o vídeo "Liberdade para Sonhar” da autoria de Elizabeth Kristine de Jesus Vieira.

Já o vencedor do concurso da 6.ª edição de vídeo foi premiado com um cheque no valor de 500 euros, num trabalho colectivo da autoria de Diva Soraia Freitas Gomes, Edgar Alexander Gomes Barros, Marcelo Henrique Correia da Graça e Lícia Isabel Correia Ferraz.