Objeto

A Câmara Municipal do Funchal pretende recolher um conjunto de propostas de conceção no domínio da Arte Urbana ou Street Art, envolvendo artistas plásticos, de urbanografia, ou outros, capazes de contribuir com a expressão de ideias e pontos de vista no espaço público, através de um programa de participação, cujo objetivo é precisamente atrair artistas, captando as suas propostas de modo a selecionar posteriormente as que melhor se enquadrarem no espaço público disponível para o efeito.

Com isto, pretende-se enriquecer a cidade, invadindo-a de manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, possibilitando uma maior aproximação da linguagem das ruas e da cultura às pessoas, que assim passam a beneficiar do trabalho destes artistas urbanos, que expressando as suas ideias de forma livre, contribuem paralelamente para a criatividade urbana.

Existem vários locais públicos que podem ser aproveitados para manifestações de arte urbana e que vão desde muros a edifícios degradados ou esteticamente comprometedores ou até desenquadrados no conjunto ou na paisagem em que se inserem, e que podem, após trabalhados, serem visualmente mais atraentes aos funchalenses e a todos os que visitarem a nossa cidade.

Nesta 1 fase da iniciativa foram identificados 4 espaços, sendo que os participantes devem necessariamente considera-los para efeitos de apresentação das propostas.

Introduzir no Funchal alguma cultura de rua, pode trazer alma à cidade e vida ao espaço público, semi- abandonado pelo crescimento urbano.