• image1 890x668
  • 17436000 758095021023852 7769251310149509154 o 890x699
  • 13301261 1078540878858257 1116306390521732155 o 890x601
  • 12741895 1013130135399332 3077425798866578772 n
  • 12512441 1016361961742816 5417881844878886170 n

Limpeza dos Conjuntos Habitacionais

A Limpeza dos conjuntos habitacionais faz parte do Projeto Revitalização Urbana - “Bairro a brilhar todos a limpar!”

 

Este serviço consiste em sensibilizar os moradores dos conjuntos habitacionais camarários, para adoção de boas práticas ambientais no meio onde vivem, desenvolvendo atividades a nível da manutenção, limpeza dos espaços comuns e pequenas construções nas áreas envolventes. Estes trabalhos são realizados por equipas formadas pelos residentes que realizam a remoção do lixo, limpeza dos espaços verdes, varredura, lavagem da casa do lixo, entre outras.

 

Neste âmbito associamo-nos à Campanha “Clean Up the World”, projeto de sensibilização ambiental realizado a nível internacional, que no próximo mês de setembro agrupa a população de várias regiões do mundo para a realização de ações coletivas de preservação do ambiente.

 

A Sociohabitafunchal, E.M. une-se a esta grande iniciativa, envolvendo os moradores dos Bairros Socais, numa mega operação de limpeza, com a intervenção de membros da Zona Militar da Madeira, bombeiros, escuteiros, funcionários da autarquia e voluntários.

 

Desta forma, poder-se-á afirmar que a adesão dos Bairros Sociais no que concerne ao projeto “Bairro a brilhar, todos a limpar!” requerem um rigoroso plano de motorização que funcione continuamente e a longo prazo.

 

Para cada trimestre será criado um grupo de voluntários responsáveis pelo plano de motorização, criando um calendário relativo à coordenação de voluntários, tendo em atenção o facto de que, este plano não pode descurar o envolvimento de assistentes operacionais do município/cantoneiros e em paralelo, manter reuniões periódicas entre os responsáveis pelo centro comunitário e pelo bairro, pois só assim garantimos o bom funcionamento das equipas e a sua interação, conforme o interesse do projeto.

 

As fotos ilustram esta campanha.