• grupo coral
  • 2011 05 02 Sonia Doria3
  • 12347960 975897259122620 7689044207070466756 n

Educação Ambiental

No contexto atual, a educação ambiental afirma-se cada vez mais como um processo participativo, onde a população assume o papel de elemento principal no processo de sensibilização e aprendizagem.

Tendo em conta os nossos pressupostos, o público-alvo são os inquilinos dos Bairros Sociais.

A realização de várias ações de sensibilização, incentivando a adoção de comportamentos ambientais adequados, divulgando conhecimentos e experiências, através de palestras, quer na área ambiental, quer na área comportamental, constitui umas das prioridades.

Entendemos que ao partilharmos experiências no âmbito de desenvolvimento pessoal, à população jovem e sénior dos bairros, onde abordaremos temas como autoestima, motivação, respeito pelo próximo, entre outros, estas pessoas serão capazes de mudar o seu comportamento e atitude em relação à natureza, no sentido de promover o desenvolvimento sustentável e contribuir desta forma para o sucesso deste projeto - “Bairro a brilhar, todos a limpar!”

Neste ponto relembramos as atividades mencionadas em texto sobre a Revitalização Urbana:

• Interação dos moradores com os técnicos de Educação Ambiental da Câmara Municipal do Funchal, na medida em que, nunca é demais relembrar e incutir as boas práticas ambientais;
  • Pintura de alguns muros exteriores adjacentes aos Bairros, e algumas fachadas de centros comunitários, envolvendo os moradores, os técnicos da Câmara Municipal do Funchal e os pintores da Galeria de Arte da Zona Velha do Funchal/Associação CRIAMAR - Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens;
  • Integrar e interagir na rede social, através da corporação de várias parcerias e de voluntários diferenciados. A título de exemplo, proporcionar aos residentes dos Bairros visitas a alguns jardins existentes no concelho do Funchal, jardins de ervas aromáticas de várias unidades hoteleiras, passando assim uma mensagem de consciencialização aos moradores para uma outra forma de vida, simples e sustentável.

As fotos documentam uma das atividades aqui referidas.