• marchas
  • 2017-06-12 DSC06299 890x668
  • 12294751 971816392864040 1714466961993655761 n
  • Orto Atualizado CH
  • image1 890x668
  • 15039447 1232353390143671 996644366683058287 o 890x594

Área da Educação e Formação

Objetivo Geral: promover o desenvolvimento social dos moradores através da implementação de Projetos de Intervenção Social que visem a criação de cursos de formação em diversas áreas em articulação com outras Instituições.

 

Projetos a decorrer nos Centros Comunitários:

QUINTA FALCÃO:

1. ALFABETIZAÇÃO PARA ADULTOS - Promover a aprendizagem de leitura e da escrita em 10 alunos.

2. ESTUDO ACOMPANHADO - Promover o sucesso escolar de 5 crianças, prevenindo situações de abandono e absentismo escolar.

3. PROJETO ESTUDO ACOMPANHADO - Desenvolver o gosto pela leitura e escrita, alargando a capacidade de uso da língua portuguesa.

4. PROJETO BIBLIOTECA - Desenvolver o gosto pela leitura e a escrita, alargando a capacidade de uso da língua portuguesa

5. PROJETO JOVEM - Ocupação dos tempos livres de 12 jovens de maneira saudável, promovendo a aquisição de competências psicossociais

 

QUINTA JOSEFINA:

1. PENSAR NO FUTURO - Dar continuidade ao projeto de interseção profissional de jovens e adultos desempregados motivando-os para a formação e procura ativa de emprego.

2. APOIO ESCOLAR - Promover o sucesso escolar de modo a colmatar futuras situações de abandono e absentismo escolar.

3. ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS - Promover a aprendizagem de forma que os alunos adquiram a escolaridade obrigatória (4º ano).

4. PROJETO RECRIANDO LARES - Capacitar famílias de competências pessoais, sociais e familiares visando o crescimento pessoal.

 

PICO DOS BARCELOS:

1. QUANDO O LIXO VIRA LUXO - Envolver os utentes na reciclagem de roupas e peças decorativas fomentando a criatividade, melhorando as competências e conhecimentos nessa área

2. SCHOOL COACHING - Apoiar crianças e jovens residentes no Conjunto Habitacional do Pico dos Barcelos nos trabalhos escolares, bem como, promover a motivação escolar através de jogos e atividades lúdicas.

3. ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS - Promover a aprendizagem de leitura e da escrita

4. “HERÓIS DA CASA” - projeto de intervenção parental.

 

CANTO DO MURO:

1. ESPAÇO CULINÁRIO - Capacitar 15 utentes para a realização de refeições equilibradas, saudáveis e económic

2. COSTURA - Proporcionar a 12 utentes conhecimentos de costura

3. MANTA DE RETALHOS - Participar na construção de mantas para idosos institucionalizados e bbbés residentes no Canto do Muro

4. ESTUDO ACOMPANHADO -  Aumentar o sucesso escolar de 10 crianças e jovens que frequentam o centro comunitário

5. “LER LIVROS” - Promover a leitura recomendada no PNL e PRL em cerca de 20 crianças e jovens

6. CINEMA: “HISTÓRIAS DE VIDA” - Ações de sensibilização e de informação com partilha de histórias reais, de forma a desenvolver competências individuais e prevenção de comportamentos de risco.

7. ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS - Promover a aprendizagem da leitura e da escrita em 12 adultos.

8. MUSICOTERAPIA - Proporcionar oportunidade de comunicação não-verbal. 

 

MUSICA@ARTE

1. REFORÇO PEDAGÓGICO - Promover o sucesso escolar de 60 crianças residentes no Bairro de Santo Amaro, prevenindo situações de abandono e absentismo escolar

2. COSTURA CRIATIVA - Desenvolver ações de costura que permitam a aprendizagem de confeção de acessórios e vestuário.

3. INCLUSÃO DIGITAL - Desenvolver a aquisição de competências digitais através da formação e certificação em TIC.

4. CONDOMÍNIO EFICIENTE - Aumentar a coresponsabilização dos moradores na manutenção dos espaços comuns do Bairro de Santo Amaro.

5. ESPELHO MEU - Contribuir para a capacitação de 48 jovens residentes no Bairro de Santo Amaro, acionando e potencializando as suas competências empreendedoras através da educação não formal.

6. “SER PAI E MÃE – PROFISSÃO PARA TODA A VIDA” - Promover a corresponsabilização parental prevenindo situações de negligência.

7. GESTÃO DOMÉSTICA - Promover ações formativas sobre a gestão doméstica capacitando 72 formandas na gestão do seu orçamento familiar, educando para a literacia financeira.

8. ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS - Promover a aprendizagem da leitura e da escrita em 25 adultos e certificar 20% dos alunos com o 4.º ano.

9. CURSO EFA (EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS) - Promover a certificação profissional com o 6º ano e 9º ano de adultos residentes em contextos vulneráveis.

 

PALHEIRO FERREIRO:

1 REFORÇO PEDAGÓGICO - Combater o abandono escolar promovendo a qualificação de cerca de 10 crianças e jovens

2. COSTURA CRIATIVA - Desenvolver ações de costura que permitam a aprendizagem de confeção de acessórios e vestuário

3. ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS - Promover a aprendizagem da leitura e da escrita em 12 adultos e certificar 10% dos alunos com o 4.º ano

4. HORTAS E POMAR - Confecionar refeições com os produtos recolhidos do Pomar e das Hortas Sociais do Conjunto Habitacional, contribuindo para a subsistência alimentar dos utentes do Centro Comunitário.

 

SÃO GONÇALO:

1. “A COZINHA DA AVÓ” - Promover a culinária económica através do reaproveitamento de sobras alimentares valorizando as tradições e os sabores, envolvendo 12 utentes do Centro.

2. COSTURA CRIATIVA - Promover a reciclagem de roupas e artigos decorativos.

3. ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS - Promover a aprendizagem de leitura e da escrita em 12 adultos.

 

GESTÃO DE CONDOMÍNIOS  - Aumentar a responsabilização dos moradores dos 1.233 fogos na manutenção dos espaços comuns, promovendo boas relações de vizinhança e nocumprimento das suas relações contratuais.

 

 

                                                                                                                                                                                                                Bvoltar