• grupo coral
  • 2011 05 02 Sonia Doria3
  • 12347960 975897259122620 7689044207070466756 n

Sistemas de Informação Geográfica (SIG'S) na Habitação

A Sociohabitafunchal em colaboração com o Gabinete de Informação Geográfica da Câmara Municipal do Funchal, associou-se na aplicação de um Sistema de Informação Geográfico (SIG) relativo aos vários empreendimentos e equipamentos sociais camarários.

A necessidade de delimitar e identificar os espaços existentes (habitacionais, sociais, lazer e desportivos) do parque habitacional do concelho do Funchal, assim como o estudo de outros em novas áreas residenciais no espaço urbanizável ou em áreas de renovação ou reabilitação, foram um dos muitos fatores que estiveram na origem deste projeto.

Desta forma o SIG na habitação tem os seguintes objetivos:

Contribuir para o levantamento integral de toda a informação espacial do concelho;

Permitir uma localização espacial rápida dos conjuntos habitacionais, centros comunitários e desportivos;

Poder associar toda a informação relacionada com o elemento pesquisado.

O tipo de conteúdos a ter em conta vai desde a localização (rua e freguesia), tipologias e n.º de fogos, área do terreno, autor do projeto, promotor e construtor, tipo de construção, financiamentos, assim como caracterização de elementos sociais associados a estes.

Neste contexto, pretendemos que esta ferramenta não só sirva como elemento de pesquisa e de trabalho aos vários utilizadores, assim como proporcione uma maior rapidez ao nível de acesso à informação disponibilizada.

Penteada

Carta dos Conjuntos Habitacionais do Município inserida no projecto de Sistemas de Informação Geográfica (SIG’S) - exemplo de um empreendimento camarário (localização e informação referente ao mesmo)