Os movimentos de vertente são um dos muitos processos naturais que moldam a superfície da terra. Como tal, a sua classificação contribui para que se aplique uma correta intervenção nas áreas de instabilidade, pois a identificação do tipo de mecanismos é importante no âmbito da geomorfologia aplicada e na sua mitigação (Hansen,1984).
Medidas de autoproteção
- Não construa nas imediações de vertentes íngremes ou em vales de erosão natural.
Durante a ocorrência
- Esteja ciente que as chuvas intensas podem ser particularmente perigosas, especialmente após longos períodos de huva forte e tempo húmido.
- Se estiver perto de uma ribeira ou ribeiro, esteja atento ao aumento súbito ou diminuição do fluxo de água e/ou mudança para água barrenta. Tais mudanças podem indicar movimentos de vertente a montante.
- Esteja especialmente alerta quando conduzir. Infra estruturas, como por exemplo as pontes podem ser destruídas. Não tente atravessar os fluxos, pois a capacidade de transporte destes é grande!
- Esteja atento á existência de pedras e lama na estrada. Os taludes ao longo da estrada são particularmente suscetíveis a movimentos de vertente.
Após um deslizamento
- Fique londe da área. Pode haver perigo de novos movimentos.
- Esteja atento às comunicações das autoridades.
- Reflotrestar o solo danificado, logo que possível, pois a erosão causada pela perda de cobertura do solo pode levar a novos movimentos de vertente e omaterial solto irá alimentar o caudal das ribeiras aquando da ocorrencias de cheias rápidas.