Campanha de Entrega de Contentores

O projeto “Vamos todos reciclar” tem como principal objetivo promover a reciclagem de resíduos, através da distribuição gratuita dos vários contentores do ecoponto às famílias mais carenciadas, nomeadamente de papelões, embalões e vidrões.

Atualmente, o Município do Funchal tem ao dispor dos seus munícipes o sistema de recolha de resíduos porta a porta e incentiva a aquisição dos vários contentores do ecoponto, através de preços simbólicos. Contudo ninguém pode ficar de fora e as famílias que têm dificuldades em adquirir estes contentores, têm agora a oportunidade de também participarem na reciclagem.

Este projeto pretende oferecer contentores à população mais carenciada para a colocação dos resíduos de embalagens. Assim sendo, a cada família serão entregues três contentores de 50 ou de 120 litros: um destinado à deposição de papel/cartão, outro para o vidro de embalagem e o último para as embalagens de plástico e metal. A dotação de mais 1.350 ecopontos domésticos irá permitir que alguns munícipes, que não tinham aderido ao sistema de recolha porta a porta por dificuldades financeiras, o possam fazer, e irá oferecer à população um serviço mais cómodo e eficaz, incentivando a adesão à separação dos resíduos.

Simultaneamente, vai proporcionar a diminuição da quantidade de resíduos indiferenciados encaminhados para incineração e o aumento da quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem, com um impacto positivo na taxa de reciclagem do Município e consequentemente da Região Autónoma da Madeira.

Público Alvo:

• Agregados familiares com fracos recursos financeiros residentes no Concelho do Funchal.

Equipamento a distribuir:

• 1 papelão de 50 ou 120 litros + 1 vidrão de 50 ou 120 litros + 1 embalão de 50 ou 120 litros por moradia.

Requisitos obrigatórios:

• Morada do Concelho do Funchal;
  • Moradia cuja morada seja num arruamento inserido no sistema de recolha seletiva porta a porta;
  • Apresentar um documento da Junta de Freguesia que ateste possuir fracos recursos financeiros ou cópia da Prestação Social ou cópia do recibo de vencimento ou pensão do candidato desde que seja inferior a 653,64€/mês (valor mínimo de isenção de IRS proposto para o ano de 2019);
  • Consumidor de água com tipologia doméstico.

Submissão de candidatura:

• Online;
  • Linha do Ambiente (Edifício dos Viveiros).

Documentos obrigatórios para a candidatura:

• Cópia do cartão de cidadão;
  • Cópia de uma fatura da água;
  • Documento da Junta de Freguesia que ateste possuir fracos recursos financeiros ou cópia da Prestação Social ou cópia do recibo de vencimento ou pensão do candidato desde que seja inferior a 653,64€/mês (valor mínimo de isenção de IRS proposto para o ano de 2019).