Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

Serviços OnlineBalcão do InvestidorContratos PúblicosPDM UrbanismoTransparênciaEditaisReabilitação Urbana

Funchal, Cidade Educadora

Os valores que orientam a visão que temos para a cidade do Funchal enquadram-se nos princípios que definem uma Cidade Educadora. Neste sentido, em 2014, a Câmara Municipal do Funchal aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e à Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras. O conceito de Cidade Educadora nasceu em Barcelona, nos anos noventa, com o primeiro Congresso Internacional de Cidades Educadoras.

Uma Cidade Educadora desenvolve projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, de acordo com os princípios constantes na Carta das Cidades Educadoras. Estes projetos e atividades são da responsabilidade das autoridades locais, bem como de Instituições públicas e privadas.

A Cidade é Educadora quando, além das suas funções tradicionais – económica, social, política e de prestação de serviços - exerce uma outra função tendo em vista a formação, promoção e o desenvolvimento dos seus habitantes ao longo do ciclo da vida – crianças, jovens, adultos e idosos. Para que tal seja possível, deverá atender às necessidades particulares dos diferentes grupos de cidadãos.

Uma Cidade Educadora não se encerra em si mesma. Está aberta ao meio envolvente, relacionando-se com este, com outros centros urbanos e com cidades de outros países, pautando-se pelo objetivo de aprender / trocar experiências e, assim, enriquecer a vida dos seus habitantes. Este é, pois, o mote do Funchal, Cidade Educadora!

 Revista Diversidades Cidades Educadoras nº 49

Revista Diversidades Cidades Educadoras nº 49

Leia o artigo "Cidades Educadoras - da teoria à prática" pp. 06-32

Boletins da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras

BoletinsPDF
Boletim nº 32 PDF
Boletim nº 31 PDF
Boletim nº 30 PDF
Boletim nº 29 PDF
Boletim nº 28 PDF
Boletim nº 27 PDF
Boletim nº 26 PDF
Boletim nº 25 PDF
Boletim nº 24 PDF
Boletim nº 23 PDF
Boletim nº 22 PDF