Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram      Município do Funchal

Serviços OnlineBalcão do Investidoricon consulta pub cmfPDM UrbanismoRecursos HumanosEditaisReabilitação Urbana

Divisão de Juventude, Desporto e Envelhecimento Ativo

 

Designação: Divisão de Juventude, Desporto e Envelhecimento Ativo (DJDEA).

Visão: Em cada munícipe, um praticante desportivo. Através da prática de atividade física e da adoção de estilos vida saudáveis, conseguir a melhoria das condições de vida, a promoção da inclusão, a valorização pessoal e social e a promoção da aprendizagem ao longo da vida. Desenvolver uma ação que assenta na transversalidade das áreas, potenciando o desenvolvimento integral do cidadão.

Missão: Assegurar o acesso de todos os munícipes do concelho do Funchal à prática desportiva. imagem0

Lema: Funchal, onde é bom viver.

Valores: Compromisso, cooperação, dinamismo e ética.

Compromisso: reflete-se no empenho/envolvimento e dedicação máximas dos colaboradores no sentido de desenvolver o seu trabalho de forma qualitativamente mais próxima do ideal, cumprindo todos os desafios temporais que se colocam superiormente, garantindo, deste modo, o sucesso do desempenho da DJDEA.

Cooperação: este valor está intimamente aliado à total disponibilidade desta Divisão em colaborar com outros departamentos da Câmara Municipal e com outras instituições/estruturas externas à mesma. Este, assume-se de uma importância absolutamente incontornável, uma vez que muitos dos eventos propostos e organizados pela DJDEA dependem da colaboração de entidades exteriores. No fundo, o lema desta estrutura em relação a este valor será sempre o de dar mais do que se exige, para se obter colaboração de qualidade, necessária para prestar ao cliente um serviço de qualidade e em tempo útil.

Dinamismo: este valor tem obrigatoriamente de estar plasmado na prática por todo um conjunto de ideias e iniciativas originais e interessantes, valorizando a DJDEA as atitudes pró-ativas dos colaboradores que se adaptam, antecipam, promovem e praticam a mudança. Dada a juventude da sua equipa, aliada ao espírito criativo e ao desejo de fazer muito e bem feito o que lhe está adstrito, esta é uma característica que se “sente” na estrutura e revelando-se essencial em todas as iniciativas da mesma.

Ética: este é um valor transversal a todas as organizações, que determinará sempre Ética o seu desempenho e a forma como é olhada desde o interior da estrutura camarária, como, também, e com muita acuidade, por todos os destinatários do seu trabalho. Os comportamentos íntegros, honestos e transparentes em todas as ações e que promovam relações de confiança, são essenciais para o êxito de todos os trabalhos da Divisão, devendo estes aspetos serem aplicados interna (contribuindo para a criação do melhor ambiente de trabalho possível) e externamente (valorizando a imagem da DJDEA e o seu grau de confiança e de responsabilidade perante os seus clientes).

Elementos Caracterizadores da Divisão de Juventude, Desporto e Envelhecimento Ativo

imagem0.1  A DJDEA propõe e executa políticas através da elaboração de planos próprios de promoção e de desenvolvimento desportivo e de lazer. No cumprimento do papel que cabe à Autarquia do Funchal em matéria de Atividade Física e Desporto, estabeleceu-se a   prioridade no fomento da Prática Desportiva para Todos.

   Desenvolver um Sistema Desportivo Municipal capaz de satisfazer todos os munícipes é a maior das preocupações da DJDEA. Para tal, procura a DJDEA uma melhoria quantitativa e qualitativa da oferta existente em face da realidade social local, abarcando as várias vertentes do Fenómeno Desportivo.

Esta divisão está integrada no Departamento de Educação e Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Funchal, e para a prossecução da sua missão, são executadas diversas funções, tais como:

  • Planear e promover a organização de iniciativas de caráter desportivo, promovendo a participação da comunidade;
  • Planear e promover a organização de iniciativas visando a promoção do envelhecimento ativo;
  • Definir planos desportivos, incluindo a conceção e planificação de atividades, elaboração dos respetivos regulamentos e divulgação, nomeadamente através do contacto com escolas, associações e clubes, prestando apoio à concretização das mesmas;
  • Elaborar pareceres e fazer relatórios sobre atividades desenvolvidas;
  • Mediar e planear os eventos desportivos desencadeados ou promovidos pelo município;
  • Desenvolver, acompanhar e avaliar os contratos - programa de desenvolvimento desportivo;
  • Gerir e controlar o funcionamento das instalações e equipamentos desportivos, visando criar as melhores condições da prática desportiva.