Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

Serviços OnlineBalcão do InvestidorContratos PúblicosPDM UrbanismoTransparênciaEditaisReabilitação Urbana

Educação, Juventude e Desporto

O Eco-Escolas é um programa de âmbito Europeu que a nível Nacional é coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa. Os Municípios entram como parceiros no apoio à implementação da metodologia do Programa nas Escolas.

Este é um programa vocacionado para a Educação Ambiental e para a Cidadania. Tem como grande objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas Escolas em benefício do Ambiente. Implica a realização de 7 passos fundamentais, que vão do conselho Eco-Escola à Auditoria Ambiental, tendo ainda em conta o Plano de Ação, a respetiva Monitorização e Avaliação, o trabalho curricular, o envolvimento da comunidade e finalmente o Eco-Código. O emprego desta metodologia constitui um valioso contributo para a melhoria da gestão ambiental dentro do espaço escolar, bem como para a mudança de atitudes relativamente ao ambiente, dos pais e restante comunidade.

Permite desenvolver nas crianças e jovens, a capacidade de agir e intervir, no sentido de melhorar o ambiente envolvente, proporcionando uma verdadeira Educação para a Cidadania.

A temática a ser desenvolvida pelas Eco-Escolas deverá incidir nos temas base: Água, Resíduos, Energia e Alterações Climáticas e ainda, complementarmente: Biodiversidade, Agricultura Biológica, Espaços Exteriores, Ruído e Transportes.

Qualquer Escola, desde que cumpra obrigatoriamente os sete passos supra referidos e realize pelo menos dois terços das atividades propostas no Plano de Ação pode candidatar-se (anualmente) à Bandeira Verde, o Galardão Eco-Escolas.