Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

Serviços OnlineBalcão do InvestidorInformações ao MunícipePDM UrbanismoRecursos HumanosEditaisReabilitação Urbana

Natalidade / Família

O Programa de Apoio à Natalidade e à Família foi aprovado na Assembleia Municipal do Funchal de 28 de setembro de 2015, uma proposta conjunta do PSD e do Executivo da Câmara Municipal do Funchal, tendo sido posteriormente publicado em Diário da República no dia 7 de outubro de 2015. As candidaturas aos diversos apoios à Natalidade e à Família tiveram início no dia 15 de outubro de 2015, posteriormente revisto e atualizado em 1 de novembro de 2018. O pedido é formalizado presencialmente na Loja do Munícipe junto à Câmara Municipal do Funchal.

Como Cidade Educadora, inscrita na Associação Internacional das Cidades Educadoras, e Cidade Amiga das Crianças, o Funchal mobiliza recursos, potenciando-os como ferramenta que ajuda a eliminar a desigualdade social, bem como promove a igualdade de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida para a população que habita no Município.

Este programa pretende combater a diminuição da taxa de natalidade, bem como ajudar as famílias com as crescentes dificuldades que enfrentam em apoiar os filhos nos estudos.

O apoio à Natalidade e à Família estabelece os seguintes apoios:

1. Subvenção à natalidade;
  2. Apoio a mensalidades de creche e jardim-de-infância;
  3. Apoio à compra de livros e material escolar;
  4. Comparticipação de despesas de saúde e alimentação.

Aplica-se exclusivamente a munícipes eleitores e com residência permanente, há mais de um ano, no concelho do Funchal.

Os valores a atribuir dependem do rendimento e da composição do agregado familiar e são cumulativos.

1. Natalidade

Montante máximo de 50€/mês/dependente
Critérios: rendimento do agregado familiar, número toral de dependentes, idade inferior a 3 anos

2. Creche e jardim-de–infância