Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

Serviços OnlineBalcão do InvestidorContratos PúblicosPDM UrbanismoTransparênciaEditaisReabilitação Urbana

Apresentação

O desenvolvimento social reflete as condições de vida da população de uma determinada área geográfica, bem como a sua capacidade de progredir, de maneira socialmente justa, oferecendo a todos os seus membros, indiscriminadamente, igualdade de oportunidades de satisfação das suas necessidades básicas em termos económicos, sociais, ambientais bem como, o acesso a uma cidadania participativa e responsável ao longo da vida.

Fundo Investimento Social

O Fundo de Investimento Social é composto por 5 programas sociais com soluções temporárias de emergência para fazer face às diversas carências socioeconómicas dos munícipes potenciando uma melhor qualidade de vida.

Igualdade de Género

A 28 de abril de 2016, a Autarquia aderiu à "Carta Europeia da Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local" doravante subscritora da mesma, a par, com mais de uma centena de outras congéneres nacionais já aderentes, a que se juntam uma multiplicidade de outras coletividades territoriais europeias, de enfatizar (vide www.charter-equality.eu).

Paulatinamente, o nosso município encontra-se a desenvolver o Plano Municipal para a Igualdade.

Estamos confiantes que o Município do Funchal é e será, cada vez mais o exemplo de um lugar com boas práticas no que diz respeito à promoção e defesa da Igualdade de Género e Oportunidades.

Envelhecimento Ativo

O crescente processo de envelhecimento populacional tem-se tornado um dos maiores desafios para todas as sociedades. Envelhecer de forma saudável e independente em todas as etapas da vida será um dos grandes objetivos a alcançar por todos nós.

Com base na definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), o envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança para melhorar a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem.

A Câmara Municipal do Funchal apresenta um conjunto de programas multidisciplinares para dinamizar o envelhecimento saudável junto dos seus munícipes:

- 3 Ginásios da CMF, Centro Comunitário do Funchal e Universidade Sénior

Objetivos gerais:

  • Promover o bem-estar e qualidade de vida, autonomia funcional e independência;
  • Promover a saúde mental e relações sociais,
  • Desenvolver a participação ativa nos diversos setores da sociedade;
  • Promover a oportunidade de formação contínua e novas aprendizagens;