Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

Percurso Pedestre "Ribeira das Cales – Monte"

Apresentação

O percurso “Ribeira das Cales-Monte” faz uma ligação entre o ambiente natural e de montanha no Parque Ecológico do Funchal e o centro histórico da Freguesia do Monte, que ostenta um interessante património construído.

Descrição Técnica

Partida – Centro de Receção do Parque Ecológico do Funchal - Ribeira das Cales.

Chegada – Largo da Fonte, Monte.

Âmbito – ambiental, cultural e paisagístico.

Tipo de percurso – de pequena rota, linear, por veredas e caminhos tradicionais.

Distância a percorrer – 4,2 km.

Desníveis – Positivo acumulado 30m, negativo acumulado 610 metros

Altitudes – Ponto mais alto 1129 metros Pico Alto. Ponto mais baixo 550 metros Monte.

Época aconselhada – todo o ano.

Locais de passagem – Casa da Ribeira das Cales, Viveiro de Plantas indígenas do Parque Ecológico, Miradouro do Pico Alto, Terreiro da Luta, Igreja do Monte e os Jardins do Monte.

Descrição Percurso

O início do percurso junto ao centro de receção do Parque Ecológico do Funchal cruza a Ribeira das Cales e um antigo canal do concelho do Funchal, a levada das Cales que data de 1784. Ainda nesta parte inicial do percurso, o espaço em redor da Casa da Ribeira das Cales e os bosques circundantes permitem observar uma vegetação indígena e exótica muito diversificada e as espécies de aves mais comuns deste habitat.

Ainda dentro da área do Parque, o itinerário passa no Viveiro de Plantas da Ribeira das Cales e no miradouro do Pico Alto (1129 metros de altitude). A partir desta elevação, é possível observar uma das panorâmicas mais abrangentes sobre o concelho do Funchal.

Entre o Arrebentão e as Lajinhas, o trajeto segue o caminho Real n.º 24, outrora percorrido no acesso às serras do Monte e nas ligações com o concelho de Santana.

À passagem no Terreiro da Luta, duas construções salientam-se, a Quinta do Terreiro da Luta e numa curta saída do itinerário, o monumento a Nossa Senhora da Paz.

A partir das Lajinhas, o património construído que carateriza a história da Freguesia do Monte está em destaque, com a igreja matriz, algumas Quintas antigas e os Jardins do Monte.

A descoberta do centro histórico do Monte, completa-se com a possibilidade de visita ao Jardim Tropical Monte Palace e ao Largo das Babosas, sendo os carros de cesto e os dois itinerários de teleférico opções para continuar a descobrir os encantos do concelho do Funchal.

Marcas ao longo do Percurso

MarcasDescrição
Caminho certo Caminho certo
Caminho errado Caminho errado
Para a direita Para a direita
Para a esquerda Para a esquerda

Dificuldade

• O percurso tem 4,2km e um desnível acentuado de 610 metros em descida.
  • O percurso cruza três estradas com circulação automóvel. Os caminheiros deverão tomar as devidas precauções ao atravessa-las.
  • O trajeto entre o Viveiro de Plantas e o Arrebentão, numa extensão de 1300 metros, é estreito e por vezes, o piso é irregular.
  • Os caminhos empedrados tornam-se escorregadios quando cobertos por vegetação ou estão molhados.
  • Neste percurso, grande parte do desnível é feito em caminhos com degraus.

Recomendações

• Confirmar a extensão do percurso pedestre e as opções de itinerário a efetuar (de preferência ser portador de mapa da área do percurso);
  • Consultar a previsão meteorológica e avaliar as condições climatéricas locais;
  • Ser portador de calçado e vestuário adequados ao percurso e as condições climatéricas;
  • Levar uma mochila para transporte de mantimentos, estojo de primeiros socorros, cantil com água e apito;
  • Se possível, ser portador de um equipamento de comunicação móvel operacional.

Conduta

• Utilizar apenas os caminhos sinalizados;
  • Evitar ruídos e atitudes que perturbem a tranquilidade dos locais de passagem;
  • Observar a fauna sem a perturbar;
  • Não danificar nem recolher elementos naturais;
  • Não abandonar o lixo. Depositar apenas em locais onde exista serviço de recolha;
  • Fechar cancelas e portões, caso surjam durante o percurso;
  • Respeitar a propriedade privada;
  • Não fazer fogo;
  • Ser afável com outros utilizadores.

• Emergência nacional: 112
  • Parque Ecológico do Funchal: 291784700