Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

Projetos e Iniciativas

Nos próximos meses vamos percorrer todas as freguesias do concelho para ir ao “encontro das pessoas”, para ouvir diretamente os problemas nas diferentes localidades, dialogar com os munícipes, bem como apresentar o trabalho desenvolvido pelo Executivo Camarário e apresentar publicamente as múltiplas obras previstas iniciar e concluir em todas as freguesias.

O nome da iniciativa (Encontros com as Pessoas) vem dar força a esse desígnio, aproximando os cidadãos da autarquia e afirmando os compromissos do Executivo à população. Passados 2 anos e meio desde que se tomou posse, e já com muito trabalho e obras no terreno, chegou também a altura de fazer um balanço junto da população.

As “Presidências Abertas” irão passar pelas 10 freguesias do concelho, uma freguesia por mês, excetuando o mês de agosto, altura dos tradicionais arraiais e onde a maioria das pessoas se encontra de férias. Cada freguesia terá um tema de trabalho, que irá guiar todas as iniciativas. Em Sto. António, por exemplo, freguesia populosa e tradicional, escolhida para principiar em junho estes “Encontros com as Pessoas”, o tema será “Identidade e Qualidade de Vida”. Toda a restante agenda será anunciada atempadamente e poderá ser consultada na seção respetiva deste site.

Os “Encontros” envolverão igualmente reuniões com as forças vivas das freguesias, associações, clubes, casas do povo e centros comunitários, chegando ao maior número de pessoas possível, debatendo as políticas de desenvolvimento locais e a forma como todos poderão trabalhar conjuntamente de forma mais eficaz com a autarquia e outras instituições públicas.

Outro objetivo é dar a conhecer o melhor de cada freguesia, a capacidade empreendedora dos residentes, apontar bons exemplos na sua ação cívica e apelar a uma cada vez maior participação, por exemplo, nos encontros do Orçamento Participativo da Câmara Municipal do Funchal.

As Presidências Abertas podem ser acompanhadas permanentemente neste site e na própria página oficial de facebook da CMF.

5 PRIORIDADES DOS ENCONTROS COM AS PESSOAS NO FUNCHAL

  • Dialogar com todos os cidadãos, ouvindo os seus anseios e aspirações, e apresentando o trabalho e soluções do Executivo Camarário para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com rigor e proximidade;
  • Motivar a participação cívica dos munícipes, estimular o contributo nos diversos programas de democracia participativa da autarquia;
  • Apresentação dos investimentos de 10 Milhões de Euros a realizar principalmente nas zonas altas: bairros sociais, acessibilidades e saneamento básico, melhoramento de infraestruturas;
  • Anúncio dos projetos candidatados a fundos comunitários, comparticipados pela autarquia, e que já atingem os 20 Milhões de Euros, envolvendo várias áreas da autarquia: modernização administrativa, reabilitação urbana, património histórico local, turismo, desenvolvimento social, projetos educativos, ciência, cultura, entre outras;
  • Debater os principais temas das freguesias, reunir com as forças vivas e instituições das 10 freguesias do Funchal, aproximando a autarquia das prioridades da sociedade civil, trabalhando em conjunto para um melhor serviço público e desenvolvimento das comunidades.

Investimentos a anunciar:

  • Bairros Sociais
  • Rede de águas residuais e saneamentos
  • Rede viária e pedonal
  • Reabilitação
  • Projetos Turismo e Cultura
  • Melhoria de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida
  • Investimento nas Escolas do 1º ciclo
  • Infraestruturas municipais
  • Projetos comunitários