Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

Funchal é "Município Mais Azul"

Num total de 13 municípios galardoados, o Funchal foi galardoado no final da semana com a distinção ‘Município Mais Azul 2016’ numa cerimónia que decorreu em Torres Vedras e em que a vice-presidente, Idalina Perestrelo, representou a autarquia. O prémio é estabelecido pela Associação Bandeira Azul da Europa e pela Agência Portuguesa do Ambiente.

A autarca não esconde o orgulho pelo facto do Funchal ser o concelho com melhor classificação na “distinção que visa incentivar e reconhecer municípios que se destacaram consequência do esforço, empenho e criatividade na realização de actividades de educação ambiental nas praias e marinas, portos de recreio”. Para Idalina Perestrelo o galardão representa “o reconhecimento de um trabalho e o compromisso para fazer mais e melhor” frisou à margem da efeméride.

O Funchal destacou-se com a melhor classificação do país no âmbito da realização de actividades ambientais. Deste modo os jurados tiveram em conta várias acções entre as quais os “Jogos sobre Rodas - Resíduos Sólidos”, “Conversas com o Nadador Salvador” e “Fauna Costeira do Funchal” intitularam as dezenas de acções realizadas no âmbito do Programa da Bandeira Azul nos Complexos Balneares do Lido e Ponta Gorda e na Praia Formosa durante a época balnear.

A Agência Portuguesa do Ambiente, entidade que avalia e atribui a pontuação, teve em conta “a classificação das actividades realizadas, o equilíbrio entre as temáticas que tinham de ser abordadas, o enquadramento com o tema anual, o local escolhido e a preocupação explícita com o público sénior e os portadores de deficiência”.

Idalina Perestrelo agradeceu o reconhecimento, acrescentando que “o trabalho na área ambiental tem sido uma aposta constante deste executivo. A prova disso são os prémios e galardões que têm sido atribuídos ao Funchal”, sublinhou, recordando que “o nosso propósito é sempre aumentar a qualidade de vida na nossa cidade e por consequência dos munícipes e de todos os que nos visitam”.

O que é?

O ECOXXI visa, a exemplo de outros Programas e Projectos da ABAE, reconhecer e divulgar boas práticas como forma de concretizar uma ação pedagógica “pela positiva”, neste caso concreto junto dos municípios, considerados como agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável.

O Programa realiza a identificação e actualização de objectivos-alvo concretizados através de múltiplas metas subjacentes aos critérios dos diversos indicadores. Pretende-se avaliar o desempenho, mas também o caminho a percorrer no trabalho de construção da sustentabilidade.

As metas estabelecidas são revistas anualmente e baseiam-se, de uma forma geral, na legislação nacional e comunitária, ou na existência de convenções e protocolos internacionais, objecto de ratificação pelo Estado Português. Neste perspectiva, o ECOXXI apresenta-se como uma ferramenta útil à gestão municipal, ao contribuir para a monitorização e aferição de acções e políticas em diversas áreas da sustentabilidade.