sexta, 16 outubro 2020 18:51

Prolongamento da ciclovia do Funchal arranca segunda-feira com investimento de 1,2 milhões de euros

A primeira fase da empreitada da Câmara Municipal do Funchal, que visa o  prolongamento da ciclovia do concelho, arranca na próxima segunda-feira, dia 19 de outubro. A intervenção será dividida em várias fases e tem um prazo de execução estimado de cerca de um ano, assumindo o propósito de promover a multimodalidade no Funchal, ou seja, uma conjugação estruturada entre a mobilidade ciclável, a acessibilidade pedonal e o transporte público coletivo.

Com uma extensão de 2,5 km, a intervenção vai assegurar o aumento da extensão da ciclovia através da implementação de dois canais cicláveis, um entre o Fórum Madeira e a Rua Saint Helier, e o outro entre a Travessa do Valente e a Praça do Turista.

Para além da melhoria das condições para a prática da bicicleta, estas ações de beneficiação vão garantir, igualmente, a requalificação das áreas pedonais, destacando-se o alargamento e nivelamento de passeios, a instalação de pavimentos tácteis diferenciados para portadores de deficiência visual, a sobrelevação de passadeiras e a melhoria nas condições de acesso às paragens de autocarros, de forma a reforçar as condições de segurança rodoviária.

O Presidente Miguel Silva Gouveia sublinha que "esta intervenção representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros + IVA, sendo comparticipada pelo Programa Operacional Madeira 14-20. Vamos começar pelo troço compreendido entre a Praça do Turista e a Travessa do Valente, tendo esta primeira fase uma duração prevista de 45 dias. A circulação rodoviária no sentido oeste-este será, assim, reduzida a uma via de circulação, sendo que a segunda via será convertida num canal ciclável.”

A Autarquia comunicará atempadamente todas as alterações e constrangimentos ao trânsito que surgirem com o decorrer dos trabalhos, e agradece a compreensão dos funchalenses, perante mais uma intervenção com impactos benéficos a longo-prazo para a cidade. A Autarquia solicita, igualmente, a todos os condutores especial atenção para a sinalização no local a partir de agora.

"Vale a pena recordar, por fim, que o projeto de extensão da ciclovia do Funchal foi uma das razões pelas quais a Câmara Municipal do Funchal foi distinguida pela Comissão Europeia, com o prémio CIVITAS AWARD LEGACY 2020, o mais importante da Europa. A Comissão Europeia reconheceu o empenho do Funchal na prossecução dos objetivos comunitários, no que toca à definição de ações orientadas para a inovação e a redução da dependência do transporte individual motorizado, e é um marco importante arrancar agora com mais um projeto desta magnitude para a cidade”, concluiu.