quinta, 24 setembro 2020 18:00

Funchal integra um dos maiores eventos culturais do país

O Município do Funchal integra um dos maiores eventos culturais do país: trata-se do RHI – Revolution Hope Imagination, promovido pelo The Arte Institute, que desde a sua criação já promoveu mais de 800 artistas e esteve presente em 36 países e 85 cidades. Esta organização sediada em Nova Iorque e sem fins lucrativos tem como propósito promover a cultura contemporânea portuguesa e criar redes de trabalho internacionais para artistas, produtores e agentes culturais nacionais, em áreas como as artes plásticas, a literatura, a música, a dança e o cinema.

A Vereadora Madalena Nunes esteve presente ontem na sessão do evento que decorreu na Culturgest, em Lisboa, e afirmou que "este é mais um passo de afirmação do Funchal no panorama cultural nacional e internacional, numa fase importante, em que o Município está a estruturar, conforme é público, a sua candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. Neste âmbito, além da integração dos eventos da CMF nesta plataforma internacional de eventos, os programadores e representantes do Município do Funchal têm feito parte das conversas, workshops e reuniões que estão a percorrer as cidades que integram a atual edição do RHI", nomeadamente Loulé, Vidigueira, Lisboa, Alcobaça, Leiria, Braga, Porto e Évora.

Na sessão de ontem, Madalena Nunes abordou “o trabalho que o Funchal desenvolveu ao longo da crise de saúde pública, destacando o permanente empenho do Município em promover eventos criativos e de qualidade, que valorizaram os artistas regionais e o nosso património, e que foram sucessivamente adaptados à nova realidade vigente. Apresentámos, igualmente, o investimento que tem sido feito na Cultura e tudo aquilo que está a ser desenvolvido no sentido de construir uma estratégia cultural com os agentes culturais do concelho, projetando a candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura.”

"Paralelamente a isto, o Funchal conseguiu garantir a programação de um evento de uma banda emergente madeirense, os Men on The Couch, que atuaram ontem na Culturgest, cumprindo um dos grandes objetivos do Município, que é promover a circulação de espetáculos, projetos e artistas regionais por todo o país. Esta foi, por tudo isso, uma excelente oportunidade para mostrarmos a nossa visão e as nossas políticas culturais ao resto do país, valorizando o talento da nossa cidade e da nossa Região”, concluiu a Vereadora.