quinta, 30 julho 2020 17:20

Funchal garante apoio financeiro para eventos desportivos

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, anunciou hoje, após a Reunião de Câmara semanal, que decorreu na Associação OLHO.te, no Bairro da Nazaré, a deliberação de apoios financeiros para a realização de eventos desportivos e para a causa animal. Miguel Silva Gouveia refere que “são 113 mil euros para 13 entidades de âmbito desportivo, que desenvolvem a sua atividade no concelho e cerca de 10 mil euros para três associações que trabalham em prol da proteção, saúde e bem-estar animal”.

O autarca salientou que “apesar das contingências em que vivemos, resultado da situação pandémica, pretendemos criar condições para que, através da atribuição destes apoios municipais, os eventos desportivos que já estão confirmados no Funchal até final do ano se possam realizar. Consideramos que estas atividades potenciam o interesse a todos os funchalenses na adoção de um estilo de vida saudável e são também de grande importância para a dinamização da cidade”.

As entidades apoiadas incluem a Associação de Atletismo da RAM, a Associação de Ciclismo da Madeira, a Associação de Natação da Madeira, a Associação de Surf da RAM, a Associação Regional de Canoagem da Madeira e o Club Sports Madeira, entre outras. No que respeita aos eventos, podem-se destacar a VI Maratona do Funchal, a 45ª Volta à Madeira em Bicicleta, o MIUS – Madeira Island Ultra Swim, o V Madeira Roller Marathon, a III Prova de Regata de Canoas Tradicionais de Santa Maria Maior, o Funchal Outdoor ou, ainda, o Rali Vinho Madeira 2020.

Foi igualmente aprovado, na área cultural, dois regulamentos internos do Museu Henrique e Francisco Franco e do Museu A Cidade do Açúcar. O Presidente explica que “são regulamentos que permitirão ao Funchal ter os seus museus municipais integrados na Rede Nacional de Museus, à qual concorre também todo o inventário do acervo cultural da CMF e que foi mapeado recentemente através do programa MatrizWeb. Damos assim um passo importante para catapultar os nossos museus para uma dimensão nacional e obviamente colocar o Funchal ao lado das grandes cidades deste País”.

Esta foi mais uma reunião descentralizada, no âmbito da iniciativa “O Funchal Que Nos Une”, e que o Presidente considerou “um orgulho poder projetar o Funchal a partir do maior bairro que a cidade tem, o que significa que a gestão da cidade deve ser uma preocupação de todos os funchalenses. Estamos aqui hoje para que as pessoas também se possam envolver na construção da cidade”.