terça, 07 julho 2020 12:00

Museus da CMF reabrem amanhã ao público

A Câmara Municipal do Funchal vai reabrir ao público, esta quarta-feira, 8 de julho, o Museu Henrique e Francisco Franco e o Museu A Cidade do Açúcar. Estes dois espaços culturais estavam fisicamente encerrados desde o dia 16 de março devido à propagação do vírus da Covid-19, mas mantinham as suas atividades adaptadas às plataformas digitais.

O Museu Henrique e Francisco Franco e o Museu A Cidade do Açúcar regressam assim ao seu horário normal, das 9h00 às 17h30, depois de estarem garantidas todas as condições de segurança e higiene que foram emanadas pela Direcção-Geral de Saúde, e que constam no Plano Sanitário para a Prevenção de Riscos da Direção-Geral do Património Cultural.

Durante o período de confinamento, a Divisão de Cultura e Turismo da Autarquia reformulou toda a programação dos seus museus municipais para o formato online, e levou a cultura até casa dos funchalenses e madeirenses. Estas iniciativas envolveram 32 agentes culturais e atingiram cerca de 23 mil visualizações, demostrando que é possível eliminar barreiras entre a arte e o público.

O projeto “Música nos Museus” foi uma das iniciativas que tiveram transmissão online através dos canais de comunicação dos museus, com atuações de grupos como “Triola”, “Ensemble Orchestra-Quartet”, “Varejenta” e “ComCordas”. Foram realizadas também visitas virtuais, dramatizações, conferências, atividades educativas, oficinas de arte com Cristiana de Sousa e Fátima Spínola, e concertos encenados com a participação de Ricardo Brito e Filipa Carvalho.