segunda, 29 junho 2020 10:39

Câmara do Funchal está a reabilitar antiga estação de comboio do Monte como núcleo histórico e cultural

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, e o Vereador das Obras Públicas, Rúben Abreu, visitaram as obras de requalificação da antiga estação de comboio do Monte, que estão a ser realizadas pela Autarquia, no sentido de reabilitar este património histórico, cultural e industrial do concelho, com vista à criação de um Centro Interpretativo do Comboio do Monte.

Este foi um processo que se iniciou em 2016, tendo a aquisição do edifício pela Autarquia e a sua posterior desocupação sido bastante morosa. Posteriormente, o chumbo do Orçamento Municipal para 2020, por parte do PSD e do CDS, pôs o projeto novamente em risco. O atual Executivo decidiu, no entanto, avançar com esta obra, que dinamizará de forma significativa o coração da freguesia, em claro benefício da população local, num investimento global que ascende a cerca de 400 mil euros.

Com a reabilitação do prédio, a Autarquia vai criar um espaço de memória do antigo Caminho de Ferro, dando a conhecer à população regional e aos turistas como era a vida no Monte no sec. XIX. O imóvel existente passará a ser um núcleo histórico e cultural, dotado de um espaço museológico, cujo espólio será composto por filmes, fotografias, imagens, artefactos e novos conteúdos de multimédia interativos, alusivos ao velho comboio a vapor. A traça original da antiga estação será reposta e a intervenção contempla, igualmente, a criação de um quiosque com um bar de apoio e um posto de informação turística, e de um auditório a ser utilizado por associações e instituições locais, em mais uma valência importante para a comunidade residente.

O Presidente Miguel Silva Gouveia enaltece que “o Funchal é uma referência nacional em termos de reabilitação urbana, não só no que respeita à criação de condições para que os proprietários privados reabilitem o seu edificado, mas também no que concerne à reabilitação do património histórico da cidade, enaltecendo aquela que é a nossa identidade, a nossa memória e a nossa cultura. Deste ponto de vista, a reabilitação da antiga estação de comboio do Monte é um projeto com bastante significado para o Funchal, reavivando um período emblemático da nossa história comum e, inclusive, a nossa condição de destino turístico centenário, que sempre teve na freguesia do Monte um dos seus ex-libris."

"Acreditamos que esta intervenção, que começou neste mês de junho, estará à altura de um legado como este e terá impactos muito importantes na revitalização da freguesia, assumindo-se como uma referência para os madeirenses, mas também para os turistas que em breve voltarão à nossa cidade e que poderão contar com mais um equipamento cultural de qualidade e mais um núcleo onde desfrutar das experiências únicas que o Funchal oferece", concluiu.