sexta, 26 junho 2020 16:16

Miguel Silva Gouveia destaca obras no Monte, em São Roque e em Santo António, juntas que chumbaram o Orçamento Municipal

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, abordou esta manhã, na sessão ordinária da Assembleia Municipal do Funchal, aquele que tem sido o trabalho da Autarquia ao longo dos últimos meses em termos de obras públicas, sublinhando que "mesmo apesar da crise de saúde pública que muito tem afetado a cidade, temos feito um esforço no sentido de prosseguir no terreno com obras que consideramos fundamentais para o bem-estar dos funchalenses."

Entre estas, o Presidente começou por enaltecer a reabertura do Caminho dos Tornos, na freguesia do Monte, na sequência da consolidação estrutural da respetiva encosta sobranceira, que foi afetada pelos incêndios que assolaram o concelho em 2016. Miguel Silva Gouveia explicou que "esta foi uma das intervenções tecnicamente mais exigentes levadas a cabo pelo Município, tendo representado um investimento de 1,4 milhões de euros, com vista à consolidação definitiva da escarpa. Uma vez garantida a segurança de pessoas e bens, o caminho foi recentemente reaberto à circulação, já depois da sua respetiva repavimentação."

Na freguesia de São Roque, a obra de substituição da rede de água em fibrocimento que abrangia o Caminho do Lombo do Jamboeiro, o Caminho da Azinhaga e o Caminho da Penteada decorre, por sua vez, a bom ritmo, numa extensão superior a 2km de rede, com um investimento de 566 mil euros. O autarca explicou, neste caso, que “no âmbito da empreitada, foi concluído esta semana mais um troço no Caminho da Azinhaga, tendo-se iniciado o fecho das valas e a pavimentação parcial do caminho, de forma a permitir a circulação rodoviária com condições de segurança ao longo das próximas semanas. A repavimentação integral do arruamento será efetuada logo após o Verão.”

Também no campo da modernização das redes de água, mas desta feita em Santo António, a Câmara Municipal do Funchal tem neste momento em curso uma intervenção de substituição da rede de abastecimento de água do Caminho da Ladeira, "mais uma intervenção nas zonas altas do concelho, neste caso a renovação de uma rede de água potável numa zona historicamente atingida por roturas e derrames, e que tornará o abastecimento mais eficaz e mais sustentável, para franco benefício dos residentes, sendo que depois o caminho será igualmente repavimentado."

"Todas estas intervenções, em freguesias cujas juntas são lideradas pelo PSD e cujos representantes votaram contra o Orçamento Municipal para 2020 provam que, ao contrário daquilo que pratica o Governo Regional nas autarquias que não são da sua cor política, no Funchal não há cidadãos de primeira nem de segunda. O atual Executivo trabalha todos os dias para servir todos os funchalenses por igual, salvaguardando a melhoria da vida das pessoas perante todas as tentativas de bloqueio da cidade por parte de partidos que só se preocupam com a sua própria sobrevivência”, conclui o Presidente.