sexta, 22 maio 2020 17:29

CMF promove Clube de Leitura na Biblioteca Municipal do Funchal

A Câmara Municipal do Funchal promove, a partir do próximo mês de junho, um “Clube de Leitura” na Biblioteca Municipal do Funchal, destinado aos amantes da leitura e à comunidade em geral. Esta é uma iniciativa com o objetivo de promover os hábitos de leitura e a partilha de conhecimento através de conversas e debates, segundo a premissa de cada participante levar o seu próprio livro a conversa.

Os clubes de leitura têm vindo a reconquistar vitalidade ao longo dos últimos anos, e a confirmar potencialidades no que diz respeito ao desenvolvimento e aprofundamento das práticas literárias. O “Clube de Leitura” da Biblioteca Municipal do Funchal terá sessões com a duração de 1h30, procurando discutir o significado da leitura para cada membro, e contribuindo como um espaço de encontro regular, onde os leitores reconstruam as obras abordadas através da sua visão, dando a conhecer novos livros e autores, e aprofundando novos estilos e géneros literários.

As primeiras três sessões do “Clube de Leitura” da BMF, devido à  crise de saúde pública ainda em curso no país, decorrerão através da plataforma Zoom, nos próximos dias 19 de junho, 17 de julho e 14 de agosto, sempre às 18h, tendo como escritores convidados Luísa Paolinelli, Viale Moutinho e Irene Lucília de Andrade, respetivamente. Uma vez que as sessões serão realizadas online, os participantes deverão possuir computador com câmara, microfone e som.

Da programação consta a explicação do funcionamento do clube, a apresentação do escritor convidado, a apresentação de um livro e uma breve resenha histórica sobre o seu autor, seguindo-se um espaço para debate. As inscrições deverão ser formalizadas até ao dia 8 de cada mês, através do endereço biblioteca.municipal@cm-funchal.pt, com nome, idade, e n.º de telemóvel, sendo consideradas por ordem de chegada, até ao máximo de 12 participantes por cada sessão.

Paralelamente a esta iniciativa, a Biblioteca Municipal do Funchal também está a promover oficinas criativas online sob o mote “Contas Comigo – Dinâmicas e Recursos para Criar e Contar Histórias”, com a mediadora cultural e contadora de histórias Catarina Claro. Estas oficinas são destinadas a mães, pais, educadores, professores, animadores socioculturais, bibliotecários e outros interessados. A primeira sessão online, já anunciada nos canais da BMF, agendada para o próximo dia 5 de junho, já se encontra esgotada.