sexta, 17 janeiro 2020 14:43

Miguel Silva Gouveia na inauguração da exposição de Fernando Ricardo

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, marcou presença, ao final desta tarde, na Galeria Marca de Água, para a inauguração da exposição individual de Fernando Ricardo, intitulada “Momentos”, e que reúne cento e vinte obras fotográficas do fotojornalista, desde 1972 até à atualidade.

Miguel Silva Gouveia considerou, na ocasião, ser “uma honra para o Funchal receber uma exposição do Fernando Ricardo, com estes trabalhos que refletem os seus 48 anos de intensa dedicação ao fotojornalismo, e destaco que é preciso muito talento, e diria que até alguma coragem, e diria que até alguma coragem, para conseguir captar estas imagens, que nos transportam para outras realidades, como é o caso de momentos fotográficos em cenários de guerra”.

O Presidente terminou felicitando a Galeria Marca de Água “pelo excelente trabalho quem tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, sendo cada vez mais um espaço artístico de referência na cidade do Funchal. O ano passado esta galeria recebeu cerca de 12 000 visitantes, e acolheu e acarinhou mais de 43 artistas, parabéns a todos por trazerem mais cultura à nossa cidade”.

Fernando Ricardo nasceu em Lisboa em 1951, ao longo da sua carreira foi fotojornalista chefe da Agência The Associated Press, repórter fotográfico da Agência Gamma e France Press, e foi também Diretor de fotografia do grupo Impresa. Realizou várias reportagens internacionais para a The Associated Press em cenários de guerra, em África e no médio oriente tendo feito também cobertura fotográfica de viagens do Papa João Paulo II. Tem reportagens fotográficas sobre os Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo de Futebol e Grandes Prémios de Formula 1. Atualmente trabalha como fotojornalista freelancer, sendo “contribute” da agência Getty Image.