Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

quinta, 03 outubro 2019 16:27

Miguel Silva Gouveia inaugurou exposição de Emanuel Aguiar no Teatro Municipal Baltazar Dias

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, esteve presente ontem no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, para a inauguração da exposição que celebra os 40 anos de carreira do artista plástico madeirense Emanuel Aguiar.

Miguel Silva Gouveia considerou uma honra para o Funchal receber esta exposição, “acreditando que este é um momento especial também para o artista, que expõe agora num espaço de referência da cidade os trabalhos que refletem 40 anos de intensa dedicação à criação artística. O Emanuel Aguiar é um artista do mundo, está representado pelas suas coleções em diversos países, e faz toda o sentido ter agora no Funchal um resumo da sua história, o que é também motivo de orgulho para todos os funchalenses.”

“Na Câmara Municipal do Funchal temos apostado, como todos sabem, em políticas concretas de apoio às atividades culturais, porque não falta talento na nossa Região, muitas vezes o que falta é a forma certa de impulsionar os nossos artistas, e como tal, temos promovido estas parcerias no sentido de divulgar o trabalho, por um lado, e de proporcionar aos funchalenses uma oferta diversificada e oportunidades singulares como esta.”

Emanuel Aguiar nasceu na Madeira em 1959, estudou em Nova Iorque, no “The Art Studants League”, em 1978, e na “National Academy of Design School of Fine Arts”, em 1982. A sua obra plástica é uma crítica à sociedade global, estando representada em coleções privadas em Espanha, Inglaterra e Finlândia. Em Portugal, está representado em coleções privadas na Fundação Mário Soares, Fundação Ouro Negro – Raul Indipwo, Museu de Arte Contemporânea e no Universo de Memórias João Carlos Abreu. Já realizou exposições na Finlândia, Holanda, Inglaterra e Espanha, sendo que as suas obras, com a presença forte de azul e dourado, convergem entre o abstracionismo lírico e o surrealismo.

A exposição intitulada “Emanuel Aguiar, 40 anos a criar” reúne 30 obras do artista e estará patente no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, até ao próximo dia 31 de outubro.