Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

segunda, 09 setembro 2019 11:04

Funchal vai ter novos acessos WI-FI gratuitos nos espaços municipais

A Câmara Municipal do Funchal foi uma das entidades contempladas com a entrega de um voucher no valor de 15 mil euros, atribuído no âmbito da candidatura ao projeto WIFI4EU – Wi-Fi gratuito para todos na Europa. O vale concedido através desta iniciativa, que é financiada pela Comissão Europeia, irá permitir ao Município do Funchal instalar novos pontos de acesso à internet no Mercado dos Lavradores e no Museu A Cidade do Açúcar.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, recebeu nos Paços do Concelho o representante da Innovation & Networks Executive Agency (INEA), Tiago Sousa, para a entrega simbólica do voucher referente ao programa WIFI4EU, que tem por objetivo dotar os locais públicos, nomeadamente bibliotecas, parques, edifícios oficiais, praças e centros de saúde com acesso de qualidade à rede de Internet, permitindo que os cidadãos e visitantes em toda a União Europeia possam usufruir de pontos de acesso WI-FI gratuitos e seguros nestes locais.

Miguel Silva Gouveia explicou que “na sequência do trabalho que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver na área da modernização administrativa, promovendo uma maior conetividade quer junto dos nossos munícipes, quer daqueles que visitam a cidade do Funchal, fizemos uma candidatura a este programa da União Europeia, que atribui financiamento a este tipo de iniciativas de dotação de espaços públicos de acessos wireless, e fomos uma das várias entidades contempladas em toda a Europa.”

“Desta forma, iremos dotar desta tecnologia dois importantes espaços municipais, como o Mercado dos Lavradores e o Museu A Cidade do Açúcar, que têm ambos um grande incidência turística, combatendo a exclusão digital e aumentando o acesso aos serviços públicos online, com uma maior proximidade com os cidadãos e com os visitantes, de acordo com a nossa estratégia de modernização administrativa, que tem sido um sucesso a todos os níveis.”

A implementação destas novas redes Wi-Fi irá contemplar o Mercado dos Lavradores, com um total de 15 pontos de acesso wireless, e ainda o Museu A Cidade do Açúcar, com 3 pontos de acesso, e estará concluída em breve, deixando estes espaços municipais de referência equipados com uma rede de alta qualidade de internet acessível a todos.

Este é um trabalho que a CMF já tem vindo a promover ativamente ao longo dos últimos anos, sendo de recordar a aposta na implementação de redes de internet ao longo de toda a Baixa da cidade, através de um projeto com o Turismo de Portugal. Neste âmbito, o Funchal já conta, desde o final do ano passado, com um circuito que garante conetividade à internet numa área que vai desde o Teatro Municipal Baltazar Dias até ao Forte de São Tiago, passando por toda a Avenida Arriaga, Rua do Aljube, Rua Dr. Fernão de Ornelas, Rua de Santa Maria e outros locais de referência, tais como o Largo do Município, a Praça Amarela, o Cais do Funchal e a Praça do Povo. Em menos de um ano de atividade, já se registaram mais de 300 mil acessos à rede da CMF, números que serão agora exponenciados.