Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

sábado, 18 maio 2019 13:55

Paulo Cafôfo homenageou Fernão de Ornelas na reabertura da principal rua de comércio do Funchal

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o restante Executivo oficializaram, esta manhã, a reabertura da Rua Dr. Fernão de Ornelas, após a sua requalificação urbanística. Na ocasião foi igualmente descerrado um busto em honra a Fernão de Ornelas, numa cerimónia que contou com a presença do neto do antigo Presidente de Câmara como convidado de honra.

Paulo Cafôfo começou por reconhecer o “trabalho incansável de uma equipa extraordinária que acompanhou o projeto de requalificação desde raiz”, acrescentando que “este é também um dia feliz para homenagear aquele que foi um homem visionário, responsável pelo Plano de Urbanização do Funchal, abrindo portas a um Funchal Moderno. Em honra do seu legado e memória, descerrámos, hoje, o busto do Dr. Fernão de Ornelas, uma belíssima obra do artista Emanuel Santos que vem eternizar aquele que foi o seu contributo para a cidade do Funchal.”

O autarca continuou enfatizando que “hoje celebramos o início de uma nova vida para a Rua Dr. Fernão de Ornelas. Um investimento ambicioso de beneficiação da principal rua comercial do Funchal, que permitiu a execução de uma nova rede de água e saneamento, bem como a sua total requalificação urbanística. Encerrámos a rua ao trânsito e devolvemos a rua à população numa aposta na pedonalização, benéfica quer do ponto de vista do desenvolvimento local, quer na sua dinâmica comercial”.

O presidente terminou reforçando que “nesta rua projetamos o futuro do Funchal: uma cidade mais acessível e com maior mobilidade urbana, com uma nova imagem, mais seguro e mais confortável, valorizando aquele que é o seu património. Uma cidade com melhor qualidade de vida para quem aqui vive, mas também atrativa para os turistas. É esta a cidade que nós gostamos e acarinhamos, uma cidade que aqueles que nos visitam gostam de estar e uma cidade para aqueles que querem investir.”

A intervenção da autarquia naquela que é a principal rua comercial da cidade do Funchal incidiu, em parte, nas redes subterrâneas de saneamento básico e na requalificação urbanística à superfície, com o encerramento da rua ao trânsito automóvel corrente, a sua principal imagem de marca. Já num esforço para capitalizar todo o espaço da rua, a zona onde está instalado, atualmente, um vendedor de fruta, será otimizada de forma a que, fora do horário de expediente, possa ser aproveitada por qualquer pessoa, dando uma nova vida ao Largo do Phelps. Junto às Paulinas, passa a existir uma nova praceta, que contribui para o equilíbrio da rua, onde está instalado o busto em honra a Fernão de Ornelas.