Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

sexta, 12 abril 2019 20:45

Paulo Cafôfo enaltece a devolução da Gruta ao Funchal, um espaço da memória coletiva da cidade

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o Executivo Municipal marcaram presença, esta tarde, na reabertura do histórico restaurante/bar “A Gruta”, um espaço municipal concessionado no Parque de Santa Catarina, junto à Rotunda Sá Carneiro.

Paulo Cafôfo enalteceu, na ocasião, "todos os que tanto trabalharam para que este projeto fosse realidade, o que é um sonho concretizado de muita gente, inclusive meu, que quando cheguei à Câmara achei que era um desperdício ter um espaço como este alocado aos serviços camarários, porque tinha-o na memória como um espaço icónico da cidade do Funchal. Lembro-me, em miúdo, de circular por aqui, e ver os turistas e os residentes neste espaço de contemplação, que nos aproxima do mundo e das novidades que o mar nos traz."

"Este espaço estava subaproveitado, e a ideia foi efetivamente desocupá-lo dos serviços da CMF que já cá estavam há várias décadas e concessioná-lo. O concurso foi ganho por esta equipa fantástica, que é uma referência da nossa Região, e todos juntos conseguimos consumar a devolução de mais este espaço à cidade. Ao longo dos últimos anos na Autarquia, devolvemos o Lido, o Cais do Carvão e agora a Gruta, espaços da nossa memória, que fazem parte da identidade do Funchal. Uma cidade vive dos espaços que lhe são preservados, porque caso contrário não mantemos a consistência enquanto povo e aquilo que nos liga entre nós, daí o significado de dias como este."

O Presidente enalteceu, por fim, "a intervenção complexa, que permitiu transformar o espaço sem perder a identidade. Este é um projeto que está muito bem conseguido, naquilo que é um local que já foi uma prisão, um depósito de carvão, e agora é devolvido à sua última função de restauração, um espaço de usufruto de sabores e de olhares, porque é como se fosse mais um miradouro sobre a baía do Funchal, porque aqui podemos ter um enquadramento da cidade único. Está de parabéns quem empreendeu, quem não desistiu, e todos quantos ajudaram a transformar este local, onde queremos residentes e turistas a usufruir, e um negócio que tenha muita sorte, dinamizando ainda mais esta zona da cidade. O Funchal ficou a ganhar."