Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

quinta, 14 março 2019 18:23

Festival New Generation dá a conhecer jovens artistas madeirenses espalhados pela Europa com o apoio da CMF

O Vereador Bruno Martins marcou presença, esta tarde, no Teatro Municipal Baltazar Dias, para a apresentação oficial do Festival New Generation, promovido pela Associação Cultural e Artística Sissi, em coprodução com a Câmara Municipal do Funchal. O evento musical irá realizar-se nos próximos dias 16 e 17 de março no Teatro Municipal, e levará a palco vários jovens artistas madeirenses que têm feito o seu percurso de formação um pouco por toda a Europa, para um recital de violino, viola de arco, violoncelo, piano, clarinete e guitarra.

Bruno Martins começou por elogiar a iniciativa da Associação Cultural e Artística Sissi, “no sentido de incentivar e inspirar os jovens músicos residentes na ilha, que ambicionam um futuro nas artes, de que é possível ingressar nas mais prestigiadas instituições superiores de música espalhadas pela Europa. Esta é também uma forma de dar a conhecer ao público, residente e não residente, a qualidade dos jovens artistas madeirenses, alguns deles que hoje em dia já atuam profissionalmente nas maiores salas de espetáculos da Europa.”

O autarca acrescentou que “o Executivo Municipal tem vindo a reiterar o seu compromisso de apoiar projetos artísticos culturais com uma relevante componente formativa, porque isso permite-nos investir diretamente nos nossos jovens, criando oportunidades para que possa existir uma plataforma de verdadeira valorização, promoção e aprendizagem. Este festival será um exemplo concreto do potencial artístico dos jovens madeirenses e um importante sinal de futuro para todos aqueles que se estão agora a formar.”

No recital de clarinete, guitarra, violino e piano do dia 16 de março constam obras de Aranjuez, Milhaud, Chausson e Mendelssohn, e este contará com a participação de Filipa Nunes (Ópera de Zurique – Suíça), André Costa (Academia Superior de Música da Genebra – Suíça), Inês Diez (Universidade das Artes Codarts de Roterdão – Holanda) e Francisco Lopes (Academia de Música de Katowice –Polónia), que serão acompanhados ao piano pela professora Aniko Haran.

O recital de violino, viola de arco, violoncelo e piano do dia 17 de março contará, por sua vez, com a participação de Alina Taraban (Real Conservatório da Antuérpia – Bélgica), Inês Diez (Universidade das Artes Codarts de Roterdão – Holanda), Francisco Caldeira (Escola Superior de Música de Lisboa) e Anna Juhasz (Escola Superior de Música de Lisboa), acompanhados ao piano pela professora Iryna Kózyna. Das obras a tocar constam nomes como Saint-Saëns, Glazunov, Schubert, Beethoven, Johannes Brahams e J.Leduc.

Os ingressos têm um custo de 10 euros e estão à venda na bilheteira do Teatro.