Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

quinta, 11 outubro 2018 11:21

Funchal mantém taxa de IMI mais baixa do país e avança com nova campanha de vacinação gratuita para cães

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, foi o porta-voz da Reunião Camarária de hoje no Funchal e anunciou a aprovação de duas deliberações no que concerne ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que vão representar a devolução de 2,85 milhões de euros aos funchalenses no próximo ano.

Segundo o Presidente, “o concelho do Funchal manterá a sua taxa de IMI nos valores mínimos de sempre, um recorde histórico de 0,3%. Desde o início da nossa governação temos vindo, de forma responsável e consolidada, a descer a taxa desde os 0,35% até os 0,3% atuais, num esforço substancial para o Município, que abdica de 2,6 milhões de euros, no intuito de aumentar o rendimento disponível das famílias funchalenses.”

A par desta medida, o Executivo também aprovou hoje uma deliberação que estabelece “benefícios para o chamado IMI familiar, para as famílias que tenham um, dois ou mais filhos. Esta medida representa, por si só, uma injeção de 250 mil euros a um universo de 8 mil famílias funchalenses.”

O autarca enalteceu que “o Funchal tem a taxa de IMI mais baixa a nível nacional e aplica todos os benefícios possíveis de serem aplicados em sede deste imposto municipal. A título de exemplo, nos 25 maiores municípios do país, só existem outros três que aplicam a taxa mínima de IMI, nomeadamente Lisboa, Vila Franca de Xira e Viseu, sendo que o Funchal aplica ainda o IMI familiar. É seguro dizer que, em termos de apoios às famílias, o Funchal é um exemplo para a Região e para o país.”

Também aprovada hoje foi a realização da terceira campanha municipal gratuita de vacinação antirrábica e de identificação eletrónica para cães com mais de três meses de idade, na sequência do sucesso das duas campanhas desencadeadas até agora.

Estas percorreram todas as freguesias do concelho, o que voltará a acontecer, e já permitiram vacinar 1168 animais domésticos. A nova campanha volta a não apresentar quaisquer custos para os detentores de cães domésticos e engloba a vacinação, a colocação do chip e o registo dos respetivos animais. A campanha começa este sábado, dia 13 de outubro, percorrendo as freguesias de Santa Luzia, São Gonçalo, São Pedro e Sé.

13 outubro

Centro de Convívio de Santa Luzia, das 9h às 11h