Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

quarta, 12 setembro 2018 16:02

CMF promove formação em cidadania e empreendorismo para as escolas do concelho

A Câmara Municipal do Funchal está a promover, esta semana, uma formação em “Cidadania e Empreendedorismo” nos Paços do Concelho, destinada a professores das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, e ministrada pelo Professor Jacinto Jardim.

O Presidente Paulo Cafôfo acompanhou o início da formação, e explica que “a CMF lançou o desafio a todas as escolas do 1º CEB do Funchal, sendo que 12 escolas aderiram, enviando docentes a esta formação. Entre estas, inclui-se a EB1/PE com creche Professor Eleutério de Aguiar, escola de referência para surdos, que trouxe inclusivamente tradutoras de Língua Gestual Portuguesa.”

A formação começa agora, “mas será contínua ao longo de todo o ano letivo, de modo a que os professores se sintam apoiados e levem a cabo o projeto com coerência e rigor científico. A Autarquia vai assegurar, igualmente, os manuais relativos a este projeto extracurricular para as turmas que cada escola decidiu incluir no projeto, bem como os manuais para os docentes que vão trabalhar com elas.”

Paulo Cafôfo sublinha que “o objetivo deste projeto é que as crianças aprendam a usar o seu espírito crítico e a criatividade para construírem, de forma autónoma, soluções para problemas que enfrentem ou que considerem importantes, respeitando e valorizando sempre o outro. Trata-se, por isso, de um trabalho de continuidade, que não se cinge a um ano letivo, e cujos resultados, como se percebe, serão visíveis a longo-prazo.”

“Esta é uma iniciativa desafiante e inovadora, a que o Funchal se dedica com empenho, à semelhança de muitas outras medidas de aposta na educação e de promoção da cidadania, que temos promovido ao longo dos últimos anos. Como pais, professores e políticos, temos de contribuir para potenciar os talentos que as nossas crianças têm, conseguindo que quem trabalha diretamente com elas valorize e explore esses talentos”, concluiu o Presidente.