Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

quarta, 11 julho 2018 18:09

Funchal conta com todos na procura de soluções para o problema dos Sem-Abrigo

A Vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro do Desenvolvimento Social na Câmara Municipal do Funchal, presidiu, hoje, à II Conferência Municipal sobre Estar em Situação de Sem-Abrigo, denominada “Dar Voz”.

O programa completo incluiu oradores regionais e nacionais de referência, em representação de cerca de uma dezena de associações. Tiveram lugar, ao longo de todo o dia, dois painéis, sendo que da parte da manhã o objetivo foi caracterizar os desafios que se colocam atualmente a esta população e perceber a experiência das instituições que com ela trabalham de perto, ao passo que, da parte da tarde, foi debatida a realidade atual do Funchal nesta temática, bem como algumas das iniciativas que têm sido promovidas pela Autarquia ao longo dos últimos anos.

Madalena Nunes fez um balanço muito positivo dos trabalhos, considerando que “a conferência correspondeu plenamente àquilo que tínhamos idealizado, e foi muito interessante ver a reação das pessoas. Não só ouvirem o trabalho que já é desenvolvido na cidade, e que muitas delas desconheciam, como conhecerem pessoas que vivem ou já viveram na rua.”

A este nível, “tratou-se de uma experiência especial e muito enriquecedora, ver o diálogo entre pessoas que têm esta experiência, bem como o seu diálogo com o restante o público, ao fim e ao cabo, humanizando este problema e mostrando muito bem que, quem está na rua não perde o seu humor, não perde a sua capacidade de ser pessoa, e nós muitas vezes esquecemo-nos um pouco disso.”

A autarca destacou, por fim, a excelente adesão do público, “com pessoas de diferentes origens e interesses”, considerando que “a cidade merece mesmo esta abertura à resolução dos problemas que nos vão assolando, cabendo-nos a todos contribuir para que estes sejam convertidos em soluções.”