Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

quinta, 17 maio 2018 17:04

Requalificação da Praça do Município começa em junho

O Vereador Bruno Martins, que tutela o pelouro do Urbanismo na Câmara Municipal do Funchal, anunciou hoje, após a Reunião de Câmara semanal, o lançamento do concurso para a primeira fase da requalificação prevista para a Praça do Município, um investimento municipal de 183 mil euros.

O autarca destacou a Reabilitação Urbana como o tema central da reunião de hoje, sublinhando o “início das obras na Praça do Município, que está calendarizado para o próximo mês de junho, com conclusão prevista até ao final do ano. Encontramo-nos, igualmente, a desenvolver desde já o projeto para a segunda fase desta intervenção tão importante para a cidade do Funchal.”

A primeira fase da intervenção contemplará a retirada dos estacionamentos e o fim da circulação automóvel a contornar a praça, com saída para a Rua 31 de Janeiro (mantendo-se apenas em frente à Igreja do Colégio, em direção à Rua das Pretas e à Avenida Zarco), reabilitando e alargando os passeios, com consequências benéficas para os negócios locais e para a restauração envolvente.

O autarca salientou, ainda, que “da parte da CMF, a reabilitação da cidade faz-se, sobretudo, com a regeneração do espaço urbano. Paralelamente a isso, compete-nos potenciar outros mecanismos, como o Programa Municipal Cidade Com Vida ou o IFRRU, no sentido de permitir aos privados desenvolver os seus próprios projetos em condições vantajosas."

Outro exemplo digno de registo no campo da Reabilitação Urbana por iniciativa da Autarquia, “são os novos usos que estão a ser dados ao património municipal. Um dos melhores exemplos quanto a isso, são as obras de regeneração em antigas escolas que já estavam desativadas, no sentido de lhes conferir usos mais apropriados à realidade atual. Dois desses casos mais recentes, são a antiga Escola Básica do Curral dos Romeiros, no Monte, onde será instalada uma Unidade Local da Proteção Civil, e a antiga Escola da Vaquinha, em Santa Maria Maior, que passará a acolher o Centro Municipal de Esterilizações para animais errantes e de famílias carenciadas." Ambas as obras estão concluídas e serão inauguradas em breve.