A Vereadora com o pelouro das Ciências no Município do Funchal, Idalina Perestrelo, sublinha que “o Município do Funchal, desde o primeiro momento em que aderiu à rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, que tem por objetivo reduzir as emissões de CO2. Obviamente que as alterações climatéricas são uma realidade, não são somente o futuro, como falávamos há algumas décadas atrás. Já sentimos as consequências e é necessário tomarmos atitudes de forma a minimizarmos impactos e a adaptar as cidades a essas mesmas alterações. Adaptar as cidades, por sua vez, é tomar um conjunto de medidas para minimizar as ações do clima”.
Na opinião de Idalina Perestrelo, “o Município do Funchal receber o Conselho Geral da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas demonstra pro-atividade e empenho em tomar as medidas necessárias para zelar pela segurança da cidade do Funchal, e para ser parte de uma solução global no que toca a alterações climáticas”.
A Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas foi constituída em dezembro de 2016, na sequência do projeto ClimAdaPT.Local, promovido pela Agência Portuguesa de Ambiente (APA). Esta estrutura de parceria liderada por autarquias tem como finalidade dinamizar a adaptação local às Alterações Climáticas em Portugal, reconhecendo a gravidade dos impactos atuais e futuros gerados pela mudança climática.