Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

domingo, 05 novembro 2017 15:27

Plano de Gestão Florestal para o Parque Ecológico do Funchal

Idalina Perestrelo abriu a Apresentação do Plano de Gestão Florestal (PGF) do Parque Ecológico do Funchal esta tarde na Sala da Assembleia da Câmara Municipal do Funchal. Durante 30 dias o PGF, estará em discussão pública, podendo ser consultado através do site da autarquia ou nos edifícios da Câmara Municipal e do Centro de Receção do Parque Ecológico do Funchal.

Para a vereadora com o pelouro do Ambiente “Era urgente a criação de um instrumento de planeamento de gestão florestal sustentável e economicamente viável integrando as componentes de gestão multifuncional da área de estudo, como sejam as vertentes ambiental, recreativa e turística”.

Com o Plano de Gestão Florestal, a autarquia pretende fazer uma melhor gestão das espécies vegetais invasoras, uma melhor recuperação das áreas atingidas pelos incêndios florestais e a redução do risco da propagação de incêndio. Outros dos objetivos são adequar a gestão dos espaços florestais aos objetivos de conservação dos habitats, de fauna e flora classificados, aumentar o valor ecológico através da recuperação das linhas de água, galerias ripícolas e da reflorestação com espécies autóctones, bem como criar faixas para a gestão de combustíveis.

O PGF do Parque Ecológico foi elaborado pela empresa HARDLEAF – Soluções Ambientais e será submetido ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza para parecer. Para Idalina Perestrelo “a intençãos será de colocá-lo em prática já no próximo ano com as intervenções prioritárias de limpeza, controlo das espécies invasoras, e criação no limite sul de uma faixa de espécies folhosas com vista a diminuir a propagação de possíveis fogos florestais”.