Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

Âmbito e competências

O Balcão do Investidor foi criado com o intuito de ajudar a dinamizar a economia local, qualquer que seja a área de investimento. Procura dar informação, orientação e aconselhamento aos munícipes que pretendam investir na Cidade.

Neste espaço os Assistentes do Investidor mostram com criar uma empresa, como licenciar a atividade, onde e como aceder aos apoios disponíveis, em suma, toda a informação necessária à concretização do investimento.

O Balcão do Investidor desde a sua abertura registou mais de 1000 visitas com interesse em áreas distintas de negócio e verificando-se um elevado número de jovens á procura de uma orientação para os seus primeiros passos rumo ao investimento.

Desde abril de 2016, este aumento, devido á nova legislação dos registos de Alojamento Local, convidam os munícipes a investirem neste novo nicho de mercado integrante na área do turismo que é um dos sectores mais importantes da economia da nossa região, havendo um aumento de empregabilidade neste sector.

No que diz respeito à Área de Reabilitação Urbana (ARU), é uma outra área de negócio em expansão, devido às oportunidades de mercado proporcionadas pelos benefícios criados no âmbito do programa municipal “Cidade com Vida”, reabilitando prédios devolutos, nomeadamente de familiares ascendestes, dando-lhes mais rentabilidade.

Com a recente assinatura do protocolo entre o Município do Funchal e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, pretende-se alavancar, uma maior vontade de reabilitar os prédios no Município do Funchal, que juntamente com o programa anteriormente referido “Cidade com Vida” é uma boa oportunidade para revitalizar a cidade e torná-la mais competitiva ao investimento nos mercados interno e externo.

A descentralização deste serviço, localizado num espaço único e externo ao edifício principal da Câmara Municipal do Funchal, é fator favorável e estratégico, uma vez que aproxima o investidor dos procedimentos a adotar em todo o processo, de criação de uma empresa, reabilitação urbana, registos de alojamento local, apoio ao emigrante entre outros, devido ao espaço agradável, sem demoras de atendimento, em que toda a informação facultada presencialmente é enviada via email em que o munícipe poderá consultar posteriormente para uma decisão ponderada, sendo facultado contato célere via telefónica ou email.