Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

Ação Estratégica

Tal como a Região, o município do Funchal tem como pilar basilar da sua economia o Turismo. Nesse sentido, desenhou a sua Estratégia Municipal para o Turismo, à qual associou um programa da ação e um conjunto de medidas, algumas das quais já concretizadas. São exemplo, a criação de um Posto de Turismo, o site turístico visitfunchal, a conceção e produção do Funchal Card, mapas e Apps turísticas.

Profundamente ligado ao setor turístico e igualmente importante para a robustez económica local, está o setor do comércio, serviços e restauração. Perante um ambiente fragilizado, marcado pelo encerramento de inúmeros estabelecimentos e elevadas taxas de desemprego, o executivo municipal obrigou-se a colocar a revitalização da economia local na sua agenda de prioridade.

Começou por desenvolver um Estudo de Caraterização e Diagnóstico do Comércio e Serviços que esteve na base da definição do Programa de Revitalização do Comércio do Funchal que conta já com um conjunto significativo de medidas concretizadas.

A par do turismo e do comércio, a ação para o desenvolvimento económico do município passa também pela Reabilitação Urbana. Trata-se de um setor estratégico na requalificação do tecido urbano, na preservação do património e identidade da cidade e confere-lhe maior estética e segurança. Importa ainda destacar a importância da Reabilitação Urbana enquanto motor económico, pois são vários os ramos que dela beneficiam.

Pela sua importância, foi elaborado o Programa Cidade Convida, que muito tem contribuído não só para imagem renovada da cidade mas também, para dinamização económica local.