1 Maio 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Biblioterapia motiva 138 alunos da EB1/PE da Nazaré Versão para impressão Enviar por E-mail
003

O projeto “Abrindo portas para o futuro através da leitura e da reflexão” chegou a seis turmas de 3º e 4º anos da Escola da Nazaré. As 12 sessões de biblioterapia decorreram no Polo de Leitura da Nazaré e visavam a promoção da esperança na construção de projetos de vida.

Ao todo foram 138 os participantes no projeto dinamizado pelo Serviço de Consulta Psicológica (SCP) da Universidade da Madeira (UMa) em parceria com o Departamento de Educação da Câmara Municipal do Funchal.

Desde novembro de 2015, cada turma participou em duas sessões de 90 minutos com o objetivo de cimentar os conhecimentos adquiridos. “Sou comandante da minha história”, a história de Ana, a menina do vento que tinha muitos sonhos e que queria muito alcançá-los impulsionou a primeira sessão onde se abordou “o Futuro” e a importância do foco nos objetivos e da entreajuda.

A segunda sessão, sob o mote da história “O pescador que nunca pescava nada” explorou a importância de não desistir, da esperança e da persistência.

A biblioterapia com a atividades de leitura guiada e espaços de reflexão pretenderam incutir nos mais novos um pensamento crítico e reflexivo de modo a assumirem um papel mais ativo na construção dos próprios objetivos e realização de sonhos.

Designa-se biblioterapia como a terapia do diálogo mediada pelo livro, sendo este uma ferramenta extremamente útil na promoção do desenvolvimento cognitivo, metacognitivo, interpessoal e intrapessoal.

O Polo de Leitura da Nazaré foi o primeiro a acolher o projeto, que chega ainda este mês à Ludoteca do Parque de Santa Catarina.

Galeria de Fotos

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS