24 Março 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Plano Municipal de Leitura
Projeto de Biblioterapia “Abrindo portas para o futuro através da leitura e da reflexão” nos Polos de Leitura Versão para impressão Enviar por E-mail
0 2

O projeto “Abrindo portas para o futuro através da leitura e da reflexão” é dinamizado pelo Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira (SCP-UMa) em parceria com o Departamento de Educação e Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Funchal (CMF) e vai atuar nos Polos de Leitura camarários.

O Polo de Leitura da Nazaré, com a escola básica da Nazaré, será o primeiro a acolher as sessões semanais de biblioterapia que visam ajudar na construção de projetos de vida, promovendo nos mais novos um pensamento crítico e reflexivo de modo a assumirem um papel mais ativo e interventivo na sociedade envolvente.

Destinado a crianças em idade escolar entre os 8 e os 10 anos, ou seja, a frequentar o 3º e 4º ano, o projeto pretende promover a componente da esperança e a proatividade usando como ferramenta base a biblioterapia. A biblioterapia consiste na terapia do diálogo mediada pelo livro, sendo esta uma ferramenta extremamente útil na promoção do desenvolvimento cognitivo, metacognitivo, interpessoal e intrapessoal das crianças.

A equipa do SCP-UMa assume “que é possível abrir espaços para que a mudança aconteça, ajudando as crianças a desenvolver a sua capacidade de reflexão, de superação dos desafios que a vida coloca e assim a encontrar formas alternativas e criativas de resolver situações problemas”.

As atividades de biblioterapia são dinamizadas pela psicóloga do SCP-UMa, Carla Vale Lucas. Através de atividades de quebra-gelo, leitura guiada e espaços de reflexão, as sessões têm a duração de aproximadamente 90 minutos e estão agendadas até Fevereiro de 2016. Futuramente o Departamento de Educação da CMF pretende estender o projeto de biblioterapia aos outros Polos de Leitura bem como à Ludoteca do Parque de Santa Catarina.

Galeria de Fotos

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS