27 Julho 2017
Funchal, Cidade Educadora Versão para impressão Enviar por E-mail

HeaderCE

SER Cidade Educadora copy

Os valores que orientam a visão que temos para a cidade do Funchal enquadram-se nos princípios que definem uma Cidade Educadora. Neste sentido, em 2014, a Câmara Municipal do Funchal aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e à Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras.O conceito de Cidade Educadora nasceu em Barcelona, nos anos noventa, com o primeiro Congresso Internacional de Cidades Educadoras
Uma Cidade Educadora desenvolve projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, de acordo com os princípios constantes na Carta das Cidades Educadoras. Estes projetos e atividades são da responsabilidade das autoridades locais, bem como de Instituições públicas e privadas.
A Cidade é Educadora quando, além das suas funções tradicionais – económica, social, política e de prestação de serviços - exerce uma outra função tendo em vista a formação, promoção e o desenvolvimento dos seus habitantes ao longo do ciclo da vida – crianças, jovens, adultos e idosos. Para que tal seja possível, deverá atender às necessidades particulares dos diferentes grupos de cidadãos.

Pillole per dimagrire

pillole dimagranti

Uma Cidade Educadora não se encerra em si mesma. Está aberta ao meio envolvente, relacionando-se com este, com outros centros urbanos e com cidades de outros países, pautando-se pelo objetivo de aprender / trocar experiências e, assim, enriquecer a vida dos seus habitantes. Este é, pois, o mote do Funchal, Cidade Educadora!

Revista Diversidades Cidades Educadoras nº 49

Leia o artigo "Cidades Educadoras - da teoria à prática" pp. 06-32

Diversidades

20160602 120128

O Funchal foi uma das cidades selecionadas para partilhar a sua experiência no XIV Congresso Internacional das Cidades Educadoras, na cidade de Rosário, na Argentina.

Mais informação>>

ce

Cerca de 120 delegados de 55 cidades membro, das quais Funchal faz parte, participaram na Assembleia Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras, que teve lugar no Auditório da Fundação Montepio, em Lisboa, no passado dia 11 de março de 2016.

Mais informação>>

Cidades A cidade de Almada recebeu nos dias 11, 12 e 13 de novembro o VI Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras. A Câmara Municipal do Funchal fez-se representar com as experiências “Orçamento Participativo”, ”Atividade Física, Saúde e Bem-Estar para a população Menos Jovem”, “Bairro a Brilhar, Todos a Limpar”, “Férias Grandes Inclusivas” e ”Mexe-te E5G”.
O Funchal foi uma das 54 cidades educadoras representadas no congresso que ficou pautado pela troca de experiências dos projetos até então desenvolvidos.
“Cidades participadas/cidades adaptadas(áveis)” foi a temática do congresso que está de acordo com as convicções, valores e trabalho quotidiano de muitos municípios portugueses: construir cidades mais participadas e adaptadas, no respeito e na valorização das pessoas, no respeito pela sua individualidade e no reconhecimento da sua ação coletiva, como princípios que conduzem à construção de uma cidade onde haja lugar para todos e onde cada um tenha o seu lugar, afinal desígnio central plasmado na Carta das Cidades Educadoras.
Desde 2014 que o Funchal aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras e à Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras. Um conceito que nasceu em Barcelona, onde decorreu o primeiro congresso, e que visa o incentivo das cidades aderentes para o desenvolvimento de projetos e atividades que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.

Logo-CEduc-castella O Funchal participou no XIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que decorreu em Barcelona, entre 13 e 16 de novembro de 2014, no qual foi aprovada a Declaração do Congresso, que integra compromissos e desafios para governos, instituições e cidadãos.

Boletins da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS