27 Julho 2017
Página Inicial » Projeto Itinerante
Projeto Itinerante Versão para impressão Enviar por E-mail
Projectos_Educativos0

"Agora o Ambiente viaja até si"

Preocupa-o (a) a interação entre o indivíduo e o espaço Natureza?
Tem consciência das ainda constantes agressões ao Meio envolvente?
Revela sensibilidade face à utilização dos recursos do Planeta?
Gostaria que o respeito pela Vida fosse uma prática quotidiana?
Pretende alargar os seus conhecimentos sobre o Ambiente, para poder ajudar à sua preservação?...
…Agora o Ambiente vai até junto de si, da sua Instituição ou da sua Escola!

No âmbito do Programa de Educação Ambiental, uma carrinha itinerante, equipada com cinco exposições (O Cidadão e os Resíduos Sólidos Urbanos; Energias Renováveis – Energias com Futuro; Água: Um Passaporte para a Vida, Funchal, Cidade Jardim e Viagem pela Biodiversidade do Funchal) viajará até ao local onde for solicitada, mediante marcação prévia, preparando as estradas do Futuro!

Como Participar (ficha de inscrição)   adobe-PDF-icon

PROJETO "Jogos Sobre Rodas"

Pillole per dimagrire

pillole per dimagrire velocemente
Sobre_Rodas2

O projeto “Jogos sobre Rodas” surge enquadrado no Programa de Ações para a Promoção da Cidadania nomeadamente, a sensibilização para as questões ambientais, as quais constituem preocupações da sociedade atual.

Tem como objetivo geral consolidar e sedimentar os conhecimentos que levem à adoção de comportamentos corretos do ponto cívico, promovendo os valores da cidadania.

Este projeto assume um caráter lúdico pedagógico, sendo o jogo a ferramenta com o qual trabalha e com a qual pretende alcançar os objetivos, considerando a sua importância na promoção do desenvolvimento social, cultural e pessoal do ser humano e no desenvolvimento de competências de comunicação, expressão e construção do pensamento.

O projeto usa como recurso base uma carrinha itinerante que se desloca aos vários Estabelecimentos de Ensino, Centros Comunitários e Jardins Municipais do Funchal.

Objetivos específicos:
- Sensibilizar para a proteção da natureza;
- Alertar e informar sobre os comportamentos de risco associados aos incêndios florestais;
- Apelar para o uso racional da água potável;
- Apelar para o uso racional dos recursos naturais - combustíveis fósseis;
- Apelar para o uso racional da energia;
- Alertar para o problema dos resíduos sólidos;
- Sensibilizar para a importância da prevenção de resíduos (redução, reutilização e recuperação);
- Apelar à separação adequada dos resíduos;
- Dar a conhecer a biodiversidade existente nos sistemas aquáticos e as ameaças a que está sujeita;

Destinatários:
População escolar do 1º ao 3º Ciclos – Estabelecimentos de Ensino
População infantojuvenil – Centros Comunitários e outras instituições

Semana temática alusiva aos Recursos Hídricos (14 a 18 de Fevereiro 2011)

Semana temática alusiva aos Sistemas Aquáticos (21 a 25 de Fevereiro 2011)

Semana temática alusiva à Conservação da Natureza (21 a 25 de Março 2011)

Semana temática alusiva à Eficiência Energética (23 a 27 de Maio 2011)

Semana temática alusiva aos Resíduos Sólidos (13 a 17 de Junho 2011)

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS