21 Agosto 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial > Cultura
Viver a Cultura Versão para impressão Enviar por E-mail

A cultura duma cidade, é a sua marca, a sua identidade, a sua matriz viva duma comunidade, que no ambiente se irmana num comum sentido de pertença e sentimentos umbilicais.

Os cinco séculos de história da Cidade do Funchal, aconchegam memórias, palcos de trocas, de partilhas de urbanidades, que inscrevem imemoriais, registos de riqueza e desesperos, que tornaram únicas, as suas gentes hospitaleiras.
Os templos da fé, os monumentos e as artes, enredam os trilhos de cultura que polvilham o Funchal. A localização atlântica galvanizou a sede de conhecimento, e de tendências, que vinham do horizonte, daqueles que na cidade, aportavam, emprestando também assim, a urbanidade que se espelhava no vidro da bela baía…

Aconchega, a cidade cobria o anfiteatro, como pontos atirados no seu verde, perante o atento azul do oceano.

 

Int_teatro_palco Po_acucar

 

A urbe cresceu e tomou o carácter cosmopolita, nas estruturas necessárias ao seu pulsar, quer ao ambiente sereno da sua população, quer no acolhimento já secular, aos seus visitantes. Veio o lazer, o entretenimento, a paixão pelas artes e toda a polissemia da cultura…Desde o livro, à dramaturgia, à sétima-arte, à festa popular, à música, ao bailado e à museologia…

O Funchal é adulto na oferta cultural e na sua rica diversidade. Casou a modernidade com a tradição. Uniu as artes e o trabalho, o ambiente e o desenvolvimento. Está condenado a ser “aquilo” em que se soube tornar: uma cidade aprazível, com uma vasta oferta cultural, com as suas forças vivas da comunidade.

É que além das forças vivas da comunidade, que apresentam as suas festividades populares locais, os seus espectáculos e exposições de excelência, plasmados em várias artes, também são promovidas outras actividades, que já granjearam notoriedade internacional, como seja no domínio do cinema, e da música…

 

biliotecaCalousteGulbenkian

 

A cidade ostenta uma grande diversidade de oferta cultural, nos seus museus, nas suas bibliotecas e também no seu ex-libris: o Teatro Municipal Baltazar Dias. Nobre com a sua cidade.

Ao longo deste espaço, vamos descobrir muitas dessas manifestações culturais, que o Município do Funchal oferece e proporciona, não apenas aos seus munícipes, como também aos seus visitantes.

Embarque nesta aventura e redescubra uma boa parte da Cultura desta cidade, que se desvela na universalidade secular que a caracteriza.

Divirta-se.

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS