27 Julho 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Novidades » Apresentação do Livro de receitas MARPROF
Apresentação do Livro de receitas MARPROF Versão para impressão Enviar por E-mail
 02

A última Noite Aberta teve lugar no sábado, dia 20 de setembro. A Estação de Biologia Marinha do Funchal, abre as portas ao público nos meses de verão, com o intuito de mostrar o que se faz neste laboratório, tanto na componente da investigação como na componente da educação ambiental.

A última Noite Aberta, deste verão, contou com a participação do coordenador geral do projecto João Delgado (SRA/DRP/DSIP) e de elementos da equipa do chefe Miguel Rodrigues da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira.

Apresentação do Livro de receitas MARPROF de mariscos e peixes de profundidade da Macaronésia com degustação.O livro de receitas de mariscos e peixes de profundidade da Macaronésia foi feito em colaboração com os Chefes das escolas hoteleiras dos Açores, Madeira e Canárias. A presente versão do livro de receitas MARPROF, em língua portuguesa, contém um total de 50 receitas, das quais 20 foram desenvolvidas na Madeira, 10 nos Açores e 20 em Canárias.

Este livro de receitas MARPROF pretendeu gerar uma sinergia entre três ingredientes básicos: a ciência marinha, a gastronomia de qualidade e uma sociedade recetiva a novos produtos de excelência, sobretudo quando originários dos recursos e pesca regionais.

Foram apresentadas, com a colaboração da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, a Empresa de Cervejas da Madeira e a Madeira Wine Company, receitas do livro para degustação.

O projeto “Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia” (MARPROF) teve início em 2009 e é cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2007-2013. O projeto tem uma componente muito importante de valorização da qualidade e divulgação dos recursos pesqueiros profundos da Macaronésia, tendo efetuado a sua análise nutricional e organolética, incluídas neste livro de receitas. A equipa de investigação deste projeto efetuou a pesquisa e desenvolvimento tecnológico e mediante a inovação e divulgação tornou possível a contribuição de duas novas espécies (a gamba da Madeira e o caranguejo da fundura) para a gastronomia da Madeira, Açores e Canárias, para potenciar a sua oferta culinária com produtos locais de qualidade certificada, fortalecendo a vertente comercial e o turismo.

Para comemorar os 15 anos da Estação de Biologia Marinha do Funchal (celebrado a 28 de setembro), foram sorteados nesta Noite Aberta, batismos de mergulho com o apoio do Centro de Mergulho Explora Madeira e passeios de caiaque pelo Eco-parque Marinho do Funchal com o apoio do Clube Naval do Funchal.

Galeria de Fotos

(Fotos de: Rui São Marcos, Oceanográfica e Arturo Boyra; Texto de: Mafalda Freitas /DCI)

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS