23 Setembro 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial
Nova exposição temporária no Museu de História Natural do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
 000 No dia 5 de setembro, teve lugar no Museu de História Natural do Funchal, com a presença de S.A.S o Príncipe Alberto II do Mónaco, a abertura oficial da exposição “Um Príncipe Explorador – Alberto I do Mónaco à descoberta da Madeira”.

A abertura oficial da exposição “Um Príncipe Explorador – Alberto I do Mónaco à descoberta da Madeira”, teve lugar no Museu de História Natural do Funchal, no dia 5 de setembro e contou com a presença de S.A.S o Príncipe Alberto II do Mónaco, do Senhor Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Paulo Cafôfo, do Senhor Presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Albuquerque, entre outras altas individualidades regionais, nacionais e estrangeiras.

Concebida como um caderno de viagem, a exposição retrata, seguindo a sua correspondência e o seu diário privado, o percurso do Príncipe no arquipélago que ele amou e, por conseguinte, contribuiu para o melhor conhecimento da sua fauna e do seu meio natural. Ela é ilustrada por numerosas fotografias, quadros, instrumentos científicos, objetos pessoais, espécimes da coleção científica do Museu de História Natural do Funchal (insetos e crustáceos) e uma montagem cinematográfica da época, produzida e montada pelos Arquivos Audiovisuais do Mónaco.

Esta exposição, cuja conceção esteve a cargo de Thomas Fouilleron, Diretor dos Arquivos e da Biblioteca do Palácio do Mónaco, em coordenação com Patrick Piguet, Diretor do Património do Instituto Oceanográfico, contou com a colaboração de Manuel Biscoito e Juan Silva, biólogos do Museu de História Natural do Funchal. Para além das instituições supramencionadas, a exposição contou com o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal do Funchal. Um especial agradecimento se deve, ao Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, pelo empréstimo das mesas expositoras, à Dra. Maria Favila Vieira da Cunha Paredes que, a título pessoal, disponibilizou-se para colaborar na tradução portuguesa e à “Explorations de Monaco” pela produção desta exposição.

Após a visita guiada à exposição, o Príncipe Alberto II assinou o livro de honra do Museu de História Natural do Funchal. Seguiu-se uma troca de prendas. O Dr. Paulo Cafôfo ofereceu ao Príncipe uma réplica de uma ilustração científica, do caranguejo-de-fundura (Chaceon affinis A. Milne-Edwards & Bouvier, 1894), da autoria da saudosa Helena Encarnação, bióloga e ilustradora deste Museu e, por sua vez, Alberto II ofereceu a esta instituição uma peça escultórica em bronze, intitulada «O Príncipe Alberto I do Mónaco em uniforme» que estará em exibição na exposição. O Sr. Robert Calcagno, Diretor Geral do Instituto Oceanográfico ofereceu à biblioteca do Museu de História Natural, um volume dos Résultats des Campagnes Scientifiques du Prince Albert Ier. Após estas formalidades, houve ainda tempo para um pequeno convívio no Jardim contíguo ao Museu.

A exposição estará patente ao público até o dia 7 de janeiro de 2018, na sala de exposições temporárias do Museu de História Natural do Funchal, à Rua da Mouraria, de terça a domingo (e feriados) das 10:00 às 18:00, encontrando-se encerrada à segunda-feira (e nos dias 25 e 26 de dezembro e 1 de janeiro). O bilhete de entrada no Museu inclui a visita à exposição.

(Fotos de: André Gonçalves /CMF; Texto de: Juan Silva /DCRN)

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS