23 Outubro 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Ambiente - Espaços Verdes
Página Inicial » Pragas e Enfermidades
Escaravelho da palmeira Versão para impressão Enviar por E-mail
escaravelho_teste2

O escaravelho da Palmeira, conhecido na Região desde 2008, continua a não dar tréguas e a causar numerosos prejuízos entre nós, sendo responsável pela morte de grande número de palmeiras, algumas das quais de valor incalculável.

Desde o início que a autarquia do Funchal se empenhou profundamente no controlo desta praga em todo o concelho, quer através da vigilância e divulgação do problema, quer procedendo ao tratamento ou abate dos exemplares atacados.

A partir do fim de 2011, a autarquia passou a assumir apenas a gestão das palmeiras presentes nos espaços verdes públicos sob a sua tutela, pelo que os encargos associados aos tratamentos e/ou abate dos exemplares afetados é da exclusiva responsabilidade dos seus proprietários.

Neste contexto, é importante que a população em geral esteja atenta às palmeiras-das-Canárias (alvo preferencial desta praga) existentes no seu quintal, na sua rua, na sua cidade! Em caso de deteção ou confirmação de algum destes sintomas:

- copa assimétrica;

- margem das folhas roídas;

- perda do gomo apical;

- amarelecimento e prostração das folhas que compõem a copa;

- queda de folhas verdes com galerias na base;

- aparecimento de casulos e/ou pupas de escaravelho no chão.

Pode entrar em contacto com a Divisão de Parques e Jardins, Quinta do Poço, Estrada dos Marmeleiros, n.º 1, tel.: 291 231 502,  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar e solicitar uma avaliação técnica da palmeira em questão.

Estes serviços estão igualmente habilitados a prestar todos os esclarecimentos necessários sobre os procedimentos a seguir (recomendação do inseticida homologado, quantidade a aplicar, metodologia, entre outros).

 

Legislação europeia

Decisão da Comissão Europeia de 25 de Maio de 2007 sobre medidas de emergência para prevenir a introdução e dispersão na Comunidade do inseto Rhynchophorus ferrugineus (Olivier)

 Decisão da Comissão Europeia de 6 de Outubro de 2008 com a atualização da lista de palmeiras suscetíveis de serem afetadas pelo Rhynchophorus ferrugineus (Olivier)


 Dossier Informativo El Picudo Rojo, Rhynchophorus ferrugineus (Olivier) em www.picudorojocanarias.es

 

Outras Informações

 

Atualizado a 08-03-2013

 

galeria de fotos

 

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS