23 Setembro 2017
Página Inicial » Locais de Interesse » Centro Temático da Água
Centro Temático da Água Versão para impressão Enviar por E-mail

centro_agua_600_300

A captação e distribuição da água na Ilha da Madeira foi, desde sempre, uma preocupação. Outrora foi necessário realizar obras gigantescas para o seu aproveitamento, quer para o uso doméstico, quer para a agricultura.

De destacar a Levada dos Tornos, uma das levadas responsáveis pelo abastecimento de água potável à cidade do Funchal. Esta levada tem origem na Boaventura, passando pela Fajã da Nogueira e pela antiga Estação de Tratamento de Águas dos Tornos até Santa Cruz, sendo a maior parte da extensão feita em túneis. É, portanto, uma obra de valor incalculável, visto que a orografia da Ilha é muito acentuada e os meios na altura eram rudimentares.

Na década de 70 a Câmara Municipal do Funchal construiu a Estação de Tratamento de Água dos Tornos, inaugurando-a a 3 de Agosto de 1977. Porém, o aumento da população do concelho do Funchal, aliado ao maior rigor na recolha e no abastecimento de água, levou a que em Maio de 2000 se desactivasse a referida infra-estrutura, passando a funcionar a Estação da Alegria.

Passados 9 anos, a Câmara Municipal do Funchal revitaliza a antiga Estação de Tratamento de Águas dos Tornos tornando-a num espaço dinâmico, permitindo ao visitante reconstituir o percurso de abastecimento de água ao concelho do Funchal.

Pretende-se, ainda, com esta infra-estrutura promover actividades pedagógicas e de educação ambiental orientadas para a população escolar e público em geral, sobre a importância da água, enquanto elemento essencial à vida e ao equilíbrio dos ecossistemas. Neste sentido, foi elaborada uma exposição permanente sobre esta temática, destacando a importância dos aproveitamentos hídricos do Vale da Ribeira de Santa Luzia.

De forma a tornar o espaço mais atractivo procedeu-se à abertura de uma entrada, possibilitando a visita às quatro cisternas que constituem esta Estação.
A vertente turismo de natureza é outro atractivo do Centro Temático da Água. Através de uma rede de percursos pedestres é possível percorrer levadas e veredas de grande valor paisagístico natural, cultural e conhecer a diversidade de vegetação indígena e exótica, assim como observar algumas aves mais comuns da Ilha da Madeira. De destacar os percursos - Pico do Areeiro – Tornos - Ponte do Pisão -  Corujeira – Babosas - Jardim Botânico.

Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30 - de Segunda a Domingo

Como chegar:
Corujeira (Monte) – percurso pedestre pela Levada dos Tornos.
Distância aproximada: 7 km - ida e volta.

Marcação de visitas de estudo

De forma a tornar o espaço mais atractivo procedeu-se à abertura de uma entrada, possibilitando a visita a quatro cisternas. A vertente turismo de natureza é outro atractivo do Centro Temático da Água. Através de uma rede de percursos pedestres é possível percorrer levadas e veredas de grande valor paisagístico natural, cultural e conhecer a diversidade de vegetação indígena e exótica, assim como observar algumas aves mais comuns da Ilha da Madeira.

Como chegar: Corujeira (Monte) – percurso pedestre pela Levada dos Tornos.
Distância aproximada: 7 km - ida e volta.

As visitas ao Centro Temático da Água estão sujeitas a marcação prévia, junto do Centro de Recepção do Parque Ecológico do Funchal para os seguintes contatos:
Telefone: 291784700

A abertura ao público em geral é pontual, de segunda a sexta, entre as 9h e as 14h, exceto feriados.

Galeria de Foto

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS