27 Julho 2017
Ambiente - Parque Ecológico do Funchal
Página Inicial » Educação Ambiental » Atividades
Atividades Versão para impressão Enviar por E-mail

No verão de 2010, o Parque Ecológico do Funchal foi atingido por um incêndio florestal que afetou uma parte significativa do seu património natural e potenciou desequilíbrios ambientais, com proliferação de espécies invasoras e o aumento da erosão dos solos. Atualmente decorre o esforço de recuperação, para o qual é preponderante a sensibilização e motivação de todos.

O contacto com a natureza e a colaboração com os trabalhos de recuperação do Parque Ecológico do Funchal são as principais atividades no âmbito da educação ambiental. No viveiro é feita a sementeira e a propagação de espécies autóctones, e nas áreas em recuperação, o controle de espécies invasoras e a plantação de indígenas.

Atividades predefinidas

A. Atividades no Viveiro de Plantas (monda, repicagem, acondicionamento de plantas, enchimento de recipientes com substrato, preparação de terra) – Faixa etária – A partir dos 6 anos;

B. Plantações no terreno (de Outubro a Março, dependendo das condições climatéricas) – A partir dos 14 anos;

C. Controle de espécies invasoras através de arranque manual – A partir dos 14 anos;

DPercursos Pedestres com atividades de recolha de lixo, plantações (de acordo com condições expressas no ponto 2) e sensibilização paras as problemáticas ambientais inerentes às áreas visitadas – A partir dos 14 anos.

As atividades decorrem das 9h30 às 12h00 e das 14h às 16h30.

Os participantes devem estar cobertos por um seguro de acidentes pessoais, cuja responsabilidade é da Entidade que solicita a atividade.

Todas as atividades decorrem em ambiente de montanha, em pisos irregulares, por vezes em condições climatéricas menos confortáveis. Os participantes têm de ser portadores de calçado e vestuário que os proteja em caso de necessidade e deverão garantir alimentação e hidratação durante a atividade.

As escolas do concelho do Funchal poderão solicitar transporte para o Parque Ecológico oficializando um pedido à Câmara Municipal do Funchal.

Outras atividades e horários poderão ser propostos através de comunicação escrita ao Parque Ecológico do Funchal.

Dados para solicitação de atividades

• Designação da Instituição
  • Morada
  • Telefone/Fax