25 Agosto 2016
Página Inicial » Apresentação
Apresentação Versão para impressão Enviar por E-mail

centro_recepo_pecof

O Parque Ecológico do Funchal foi instituído em 1994, numa iniciativa da Câmara Municipal do Funchal. Os seus principais objetivos são: a conservação da natureza; a promoção da educação ambiental e a disponibilização de infraestruturas para o recreio e lazer dos visitantes.
Atualmente, ocupa uma área aproximada de 10km2, em terreno montanhoso, a norte da cidade do Funchal, entre os 470 metros de altitude na ribeira Santa Luzia e os 1818 metros de altitude no pico do Areeiro.

Jardins_PEcoFmontado_coelho

Em 1994, o coberto vegetal estava alterado relativamente ao que era a sua constituição original, fruto de uma intensa exploração de recursos florestais por parte da população do Funchal, como meio de subsistência. A introdução de espécies invasoras, o excessivo pastoreio e os incêndios florestais transformaram este espaço natural, que agora, o Parque Ecológico tem por missão recuperar. O controlo de plantas invasoras e a plantação de espécies autóctones vem sendo uma das prioridades que mais empenho e meios envolve. Ao mesmo tempo, toda a organização e infraestruturas disponíveis permitem o acolhimento de grupos de todas as gerações, com especial destaque para a comunidade escolar. Nesta propriedade municipal podem encontrar o conhecimento para uma melhor consciencialização para as problemáticas ambientais e para a valorização do nosso património natural.

A orografia, a paisagem, os parques de merendas e as boas acessibilidades viárias fazem do Parque Ecológico do Funchal um espaço de excelência para o lazer e para o desenvolvimento de atividades lúdicas e desportivas em contacto com o meio natural.

Após a aluvião de 20 de fevereiro e o fogo de 13 de Agosto do ano 2010, diversas infraestruturas foram danificadas e grande parte de vegetação existente foi destruida. A natureza iniciou de imediato a sua regeneração cobrindo grande parte da paisagem com um manto de verde de herbáceas, que aos poucos vem sendo composto com a plantação de árvores e arbustos da flora autóctone da ilha da Madeira.

Galeria de fotos

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2016, Municipio do Funchal Facebook | RSS